Publicado em 03/05/2023 às 08:03, Atualizado em 03/05/2023 às 12:20
Agora sob o nome Versa Engenharia Ambiental, filial da Serrana Engenharia em Nova Andradina tem CNPJ ativo no município desde o dia 08 de setembro de 2015
A Serrana Engenharia, suspeita de fazer parte de esquema de corrupção na licitação de lixo em várias cidades de Santa Catarina, é a mesma que operava o sistema de estacionamento rotativo em Nova Andradina, conhecida como Zona Azul, cujos serviços foram encerrados em junho de 2020.
A empresa foi citada na 4ª fase da a operação “Mensageiro”, deflagrada pelo Ministério Público Estadual de Santa Catarina, e que culminou com a prisão de 15 prefeitos catarinenses. A ação foi iniciada há cerca de um ano e meio, após delações premiadas, rastreamento de celulares e apurações de documentos.
Segundo as investigações comandadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), de Santa Catarina, uma empresa catarinense seria a responsável por pagar propina para agentes públicos no estado para ter acesso a licitações em diferentes municípios.
De acordo com o G1, um empresário seria o responsável pela interlocução com agentes públicos para a negociação de propina, confirme os investigadores. Esse “mensageiro” não trabalharia mais na empresa há 10 anos, mas fazia o papel de interlocutor com os agentes públicos.
A Serrana Engenharia, suspeita de fazer parte do esquema, se manifestou por nota: "O Grupo informa que tem histórico de mais de 30 anos de excelente execução dos contratos administrativos e todos os fatos imputados à empresa na Operação Mensageiro não possuem relação com a qualidade da prestação dos seus serviços aos municípios e a população."
A empresa se disse "ciente da importância de rever seus processos internos e afirma que está implantando programas de integridade e regulação interna" e "que segue colaborando e acompanhando os trâmites de todos os processos relacionados à Operação Mensageiro."
Já na quarta fase da Operação Mensageiro, em 27 de abril, o grupo disse em nota que se manifestaria exclusivamente nos processos da operação "em respeito ao sigilo judicial".