Publicado em 17/10/2023 às 15:24, Atualizado em 17/10/2023 às 18:44
Conforme nota divulgada pela assessoria do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, além de enfrentar problemas como a demora para o pagamento do piso salarial, agora, a enfermagem de Nova Andradina estaria enfrentando um novo impasse, o desconto exacerbado de tributos na folha de pagamento após o recebimento do piso.
Em outubro, o SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) notificou extrajudicialmente a Fundação de Serviços e Saúde de Nova Andradina cobrando explicações sobre os descontos.
“Os trabalhadores sentiram-se lesados tendo em vista que se depararam com o salário mensal reduzido devido a um percentual altíssimo de desconto na folha de pagamento do mês de setembro, período que coincide com o repasse de parcelas para complementação de pagamento do piso salarial, enviados pela união, referentes aos meses de maio, junho, julho e agosto. Questionamos a fundação, cobramos a justificativa sobre qual fundamentação legal foi utilizada para a tributação das verbas, de que maneira foi realizado o cálculo dos valores, se houve proporcionalidade e solicitamos detalhamentos referentes às folhas. Mas até o momento não recebemos respostas”, explicou o presidente do sindicato, o enfermeiro Lázaro Santana.
Ainda conforme o material divulgado pelo sindicato, nesta sexta-feira (20), acontecerá uma assembleia com os trabalhadores da Enfermagem em frente ao Hospital Regional (FUNSAU-NA), no início da manhã. A categoria já sinaliza possibilidade de mobilização.
(As informações são da assessoria)
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.