Publicado em 18/03/2021 às 14:26, Atualizado em 18/03/2021 às 18:28
Entendimentos que vêm sendo mantidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Prefeitura de Dourados e Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), vão possibilitar a abertura de 30 novos leitos de UTI no Hospital Universitário da UFGD. A medida vai incorporar também 20 novos leitos clínicos, chegando a 50 novas estruturas para pacientes de Covid-19 no Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que deverão ser instaladas na recém inaugurada estrutura do Hospital da Mulher e da Criança.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, o assunto foi tratado com o prefeito Alan Guedes, o reitor da UFGD, Lino Sanábria, e o superintendente do HU/UFGD, Luiz Augusto Freire Lopes, por meio de uma vídeo-conferência realizada na quarta-feira (17). “Aguardo uma resposta positiva ainda para esta quinta-feira (18)”, salientou o gestor.
De acordo com o que está sendo proposto pela SES, o Estado vai arcar com os custos dos novos leitos até que haja habilitação dos mesmos pelo Ministério da Saúde; também vai fornecer os medicamentos, insumos e EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) necessários, restando à Ebserh suprir os leitos com os recursos humanos, como médicos, enfermeiros e técnicos.
O secretário Geraldo Resende explicou que já existe, na estrutura do HU/UFGD, 10 leitos de UTI cedidos pelo Estado e há o compromisso de uma empresa que possui planta industrial em Dourados, de fazer a doação dos equipamentos necessários para a montagem dos novos leitos.
“A taxa de ocupação de leitos de UTI em Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Naviraí chegou em 100%. Estamos fazendo esforços imensos para conseguir a abertura de novas estruturas em Dourados e também nesses municípios, a fim de que nenhum paciente de Covid-19 fique sem atendimento”, explica o secretário Geraldo Resende.
O gestor disse que por meio desse trabalho de articulação com prefeitos e secretários municipais de Saúde está possibilitando a abertura, nesta quinta-feira (18), de 10 novos leitos de UTI em Três Lagoas e outros 10, na quarta-feira (17) em Ponta Porã. “Agora, aguardamos uma resposta urgente da Eberh para que tenhamos mais esse incremento no Município de Dourados”, concluiu.