Publicado em 13/10/2022 às 07:30, Atualizado em 13/10/2022 às 11:53
Projeto “Embalagens Biodegradáveis: Uma Alternativa Sustentável à Agricultura Familiar” foi elaborado por alunos da Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio
No início de outubro de 2022, a Samsung anunciou os 10 finalistas da 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow (Resposta Para o Amanhã), programa global de cidadania corporativa da empresa que, no Brasil, tem coordenação geral realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Entre os projetos que chegaram à final, está o que foi elaborado por estudantes da Escola Estadual Professora Fátima Gaiotto Sampaio, de Nova Andradina (MS).
Vale destacar que o Solve For Tomorrow é uma iniciativa conhecida por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções para problemas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O grupo de Nova Andradina fez a inscrição e, no meio de 1.800 projetos, ficou entre os 20 semifinalistas e, agora, está entre os 10 que chegaram à final, sendo o único projeto a representar a região Centro-Oeste.
Conforme apurado pelo Nova News, os alunos integrantes da iniciativa são Letícia Ruas, Bruna Costa, Maria Julha Lazarini e Adriano Abilio, da Turma “A”, do 2º Ano do Ensino Médio, sob a responsabilidade da professora orientadora Tamiles Carvalho Fragnan e do professor parceiro Abmael Rocha Junior.
O projeto
Intitulado de “Embalagens Biodegradáveis: Uma Alternativa Sustentável à Agricultura Familiar”, a iniciativa se trata da fabricação de bandejas biodegradáveis a partir da fécula de mandioca e do bagaço da cana de açúcar, um produto ecologicamente correto, totalmente biodegradável, eficiente e de baixo custo.
Segundo a professora Tamiles, o diferencial da solução proposta em relação aos produtos já existentes no mercado é que se pode reduzir o uso das bandejas convencionais de isopor, possibilitando a economia na agricultura familiar, auxiliando e/ou ajudando na produção, sendo de baixo custo e matéria-prima de fácil acesso com grande demanda na região.
“O projeto traz a oportunidade de os alunos investigarem causas, bem como atuarem na elaboração e no teste de hipóteses, na formulação de resoluções de problemas criando soluções, ajudando-os a pensarem no seu projeto de vida e colaborando com o dia a dia do agricultor familiar”, afirma ela.
Premiação
Os alunos integrantes do projeto ganharam um tablet da Samsung e os professores faturaram um tablet e um notebook, sendo que, em novembro, todos vão para São Paulo, participar da cerimônia de premiação.
Próximas etapas
Conforme o cronograma da edição, as 10 equipes finalistas devem produzir um vídeo falando sobre seu projeto. Esses vídeos estarão disponíveis no site do programa no período de votação, que terá início em 08 de novembro. Além disso, entre os dias 05 de outubro a 08 de novembro, as equipes finalistas terão sessões de mentorias técnicas para apoiar a produção de modelos ou protótipos antes da final, que acontece em 22 de novembro e será marcada pela cerimônia de encerramento junto ao anúncio dos vencedores.
Solve For Tomorrow
No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas. Em sua atual edição, o programa registrou um aumento de 65% de alunos inscritos em comparação ao ano anterior. Além disso, em 2022 a iniciativa teve um crescimento de 20% no número de escolas inscritas em comparação a 2021 e obteve inscrições de todos os estados brasileiros, com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, que tiveram maior número de projetos registrados.
O Prêmio Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Mais informações podem ser obtidas no site respostasparaoamanha.com.br. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Samsung).
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.