Publicado em 01/09/2025 às 18:14, Atualizado em 01/09/2025 às 21:21
Promovida pela FUNAC, exposição “Patrimônio Cultural em Perspectiva” aproximou crianças, jovens e adultos da história e das raízes do município
A Jornada Estadual do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul mobilizou municípios de todo o estado com ações voltadas à preservação e difusão da memória coletiva. Em Nova Andradina, a iniciativa ganhou forma por meio da exposição “Patrimônio Cultural em Perspectiva”, que proporcionou momentos de reflexão, interação e celebração da história local.
A mostra apresentou práticas, objetos e lembranças reconhecidas pela comunidade como parte essencial da identidade nova-andradinense. Durante a última semana, uma série de atividades aproximou diferentes públicos, demonstrando o interesse crescente da comunidade em valorizar suas raízes.
Entre as oficinas que uniram aprendizado e criatividade, destacaram-se as de digitalização de documentos históricos, mosaico e atividades lúdicas como jogos de memória, caça-palavras e dinâmicas que aproximaram crianças e jovens do conceito de patrimônio cultural.
Organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Nova-andradinense de Cultura (FUNAC), a programação reforçou o compromisso do poder público em incentivar a preservação da memória e a valorização da cultura.
Para o diretor-presidente da FUNAC, Rodrigo Souza, os quatro dias de evento foram marcados por trocas significativas. “Foram dias de celebração das nossas raízes, uma oportunidade de fortalecer o sentimento de pertencimento e valorizar aquilo que nos torna comunidade”, destacou.