Publicado em 28/12/2023 às 09:30, Atualizado em 28/12/2023 às 13:17
Mais de 15 famílias residentes em propriedades rurais localizadas na região do KM 167 da BR-267, em Nova Andradina, estão enfrentando desafios significativos em decorrência de interrupções prolongadas no fornecimento de energia elétrica. Da última vez, a interrupção resultou em um Natal às escuras e prejuízos consideráveis.
A reportagem apurou que desde o dia 23 de dezembro, as fazendas Toca Da Onça, Nossa Senhora das Graças, Riachinho, Aruanã I, Aruanã II, São João, Paineira, Pontal e São Cristóvão têm vivenciado a falta de energia, o que se estendeu até a noite do dia 27 de dezembro.
O Natal foi marcado por um cenário desafiador, onde as luzes festivas foram substituídas pela escuridão, afetando diretamente o bem-estar e as celebrações das famílias.
Inúmeras tentativas de solucionar o problema foram feitas por meio de chamados à empresa de distribuição de energia local, a Energisa, no entanto, as respostas e ações foram insuficientes para restabelecer o serviço.
Diante da urgência da situação, as famílias chegaram a enviar ofícios ao Sindicato Rural e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), buscando apoio e buscando uma solução imediata para o problema que afeta diretamente suas vidas e atividades econômicas. "Apelamos para o sindicato e OAB esperando que pudessem nos representar, mas também não recebemos nenhuma resposta", afirmou um morador ao Nova News.
Além das implicações no conforto cotidiano, as interrupções prolongadas têm causado prejuízos consideráveis na criação de animais, afetando a produção e comprometendo o sustento dessas comunidades rurais. O bem-estar das famílias, já prejudicado pela falta de energia, é uma preocupação crescente.
"Nós não somos menos "família" do que as demais. O pessoal acorda cedo, vai trabalhar, quer chegar em casa ter o básico e não consegue", afirmou um dos residentes da localidade.
O episódio destaca a necessidade de investimentos em infraestrutura e manutenção na localidade para garantir um fornecimento confiável de energia elétrica nas áreas rurais.
Ainda conforme apuração da reportagem, a energia na região só foi restabelecida porque moradores locais fizeram por conta própria reparos na rede, levando em consideração a falta de resposta da concessionária.
"Sabemos que não é o certo, mas o que fazer nesta situação?", questionou o morador. O último chamado feito na Energisa por moradores locais permanecia em aberto até a manhã desta quinta-feira (28), segundo apurou o Nova News.
Outras localidades
Outra região que tem sofrido com as interrupções frequentes de energia elétrica, é o Assentamento AGROFAP (Associação de Agricultores Familiar Primavera), no Bairro Vera Cruz, em Taquarussu. Por lá, os moradores também ficaram horas sem energia durante os festejos natalinos. Por lá, o serviço foi restabelecido, conforme apurou a reportagem nesta manhã.
O Nova News deixa o espaço em aberto para a Energisa, para possíveis esclarecimentos sobre os fatos.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.