O Comitê de Segurança da 41ª Festa do Sereno de Batayporã esteve reunido nesta quarta-feira (22) com o prefeito Germino Roz, vice-prefeito Cacildo Paião, o presidente da Câmara Municipal, João Paulo Souza, e o vereador Henrique Bacatão, para discutir o encaminhamento das medidas de segurança que serão adotadas durante o evento a ser realizado nos próximos dias 24, 25 e 26 de junho.
Conforme explicou o comandante da base local da Polícia Rodoviária Estadual, tenente Ulisses Franklin Monari, a fiscalização terá o teste do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro. "Nós vamos contar com a 'Operação Presença' nas rodovias, para que a população veja que estamos atuantes em todas as direções. Vamos intensificar o uso do etilômetro para prevenir qualquer abuso e garantir a segurança", destacou Monari.
Conforme pontua o Código de Trânsito Brasileiro, é crime consumir bebida alcoólica e praticar direção. "É preciso se programar. Quem for o motorista não pode beber. Além disso, a operação será realizada tanto no início quanto no fim da festa", complementou Monari.
Ação integrada
A Polícia Militar também reforçará a segurança na cidade. "O policiamento vai estar atento em relação à criminalidade, conduta dos menores de idade, embriaguez ao volante dentro do município e fará o policiamento preventivo no recinto. Teremos um efetivo de 20 a 25 policiais para realmente coibir possíveis crimes, algazarras", detalhou o comandante do 4º Batalhão da PM, tenente Jaferson Belardo.
O tenente enfatizou a responsabilização no caso de flagrantes de menores praticando consumo de bebida alcóolica. "É crime. Os pais são os garantidores do menor e eles precisam ter essa consciência. Se nós virmos que tem criança ou adolescente consumindo bebida, estaremos conduzindo à delegacia tanto quem está comprando ou vendendo essa bebida para o menor, quanto o responsável por ele e, inclusive, acionaremos a presença do Conselho Tutelar", pontuou Belardo.
Somada à atuação da polícia, a Festa do Sereno incluirá o serviço de segurança realizado por servidores da Prefeitura e por empresa privada. "Esse serviço é preventivo, um apoio que contribui com dinâmica do evento", descreveu o comandante.
O Corpo de Bombeiros Militar, a Coordenadoria de Defesa Civil de Batayporã e a Polícia Militar Ambiental também participam das estratégias de segurança adotadas para a promoção da festa, que vão desde a estrutura física, até a fiscalização de procedimentos de trabalho e atendimentos de urgência e emergência.
O prefeito Germino Roz ressaltou o empenho de todas os departamentos. "Só podemos agradecer pela dedicação e o zelo de todos. É um trabalho articulado e inteligente que visa um bem comum. Queremos um evento tranquilo e com clima familiar. Contamos com a população para respeitar as leis e garantir uma grande festa", analisou o chefe do Executivo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.