Publicado em 08/12/2022 às 13:17, Atualizado em 08/12/2022 às 17:25
Homenagem da Assembleia Legislativa reconhece trabalho pelo desenvolvimento e projeção do Estado de Mato Grosso do Sul
O prefeito de Batayporã, Germino da Roz Silva, é um dos contemplados com a Comenda do Mérito Legislativo em 2022. Instituída pela Resolução 2/1985, a honraria é concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (Alems) a “personalidade nacional ou estrangeira que, em razão de seu trabalho, tenha contribuído para o desenvolvimento e projeção de MS”.
A solenidade de condecoração foi promovida na noite da última quarta-feira (07), na sede da Alems, em Campo Grande. Devido a uma agenda extensa em outro município, o prefeito não pôde comparecer à homenagem, mas informou que irá buscar a comenda pessoalmente nos próximos dias. “Estou muito grato e ansioso. É um reconhecimento que me enche de orgulho, não posso negar, mas também reafirma minha responsabilidade como cidadão e como representante do povo”, informou Germino.
Na data, os deputados estaduais da 11ª Legislatura também fizeram a entrega do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. O presidente da Casa de Leis, Paulo Côrrea, foi o orador oficial da sessão e destacou o trabalho dos homenageados em prol do Estado.
Biografia
Natural de Batayporã, Germino da Roz Silva é o 15º prefeito do município. Aos 31 anos, em 2020, registrou uma das votações mais expressivas de Batayporã sendo eleito com 58,83% dos votos válidos. No período de 2017 a 2020 também exerceu o mandato de vereador da Câmara Municipal.
Criado junto aos seis irmãos – Rogélio, Fernandes, Rinaldo, Eliete, Eleandro e Messias, infelizmente não teve muito tempo com a mãe, Vitalina Aparecida, falecida em decorrência de um câncer quando Germino tinha três anos de idade. Anos depois, despediu-se do pai, Manoel, e ficou integralmente sob os cuidados dos avós, Malvina e João da Roz, que, juntamente com o tio Luiz José, foram os responsáveis por sua formação.
Um filho da terra, como gosta de ressaltar, Germino sempre esteve ligado aos movimentos que promovem a cidadania e participa ativamente da comunidade, seja no meio cultural ou religioso. O trânsito nesses meios o levou a ser servidor público na Secretaria de Assistência Social, onde foi monitor de atividades culturais para jovens, adolescentes e também para os idosos do projeto Conviver. Sua capacidade de análise e habilidade para a comunicação social acrescentaram-lhe a profissão de repórter.
Da militância com a juventude e a vivência com a melhor idade, surgiu o impulso para vida política, sempre com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de Batayporã e de sanar demandas antigas da população, tarefa que concilia com a graduação em Direito.
Atualmente, sua gestão como prefeito tem se destacado pela credibilidade entre investidores, principalmente do setor industrial – em menos de dois anos, Batayporã recebeu pelo menos três investimentos milionários que se convertem na geração de emprego e renda -, na infraestrutura, com obras arrojadas, na reestruturação dos serviços de Saúde, investimentos na Educação e na Agricultura Familiar, sempre aliados à relação de cooperação e respeito entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Acompanhado de sua esposa, Thayse Melo, advogada, empresária e servidora do Banco do Brasil, e do filho, Joaquim, Germino Roz se autodescreve como um cidadão “consciente dos desafios a superar e dos grandes avanços que apenas o trabalho comprometido pode proporcionar a Batayporã”.