Por meio de parceria firmada com os médicos Denilton Villani, que é cirurgião geral e proctologista e Roque José Fabris, que é clínico geral, da Clínica Nova Endo, a unidade de Nova Andradina do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) passou a oferecer neste ano de 2022 os serviços de Endoscopia e Colonoscopia -- Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.
Para isso, a unidade hospitalar recebeu melhorias, com a construção de uma nova ala no Hospital Cassems de Nova Andradina, especialmente para esta finalidade, contando com equipamentos modernos e toda a estrutura necessária para oferecer suporte adequado para aqueles que precisam realizar os exames.
Além de Denilton Villani, que atua como diretor técnico do setor, e do clínico geral Roque José Fabris, a equipe conta ainda com enfermeira padrão, técnica de enfermagem e secretária, para disponibilizar o melhor atendimento desde o agendamento até o momento após a realização dos procedimentos.
Os médicos ressaltam que se conheceram há cerca de dois anos e, dessa amizade, nasceu a sociedade para a criação da Clínica Nova Endo, sendo que, mais recentemente, surgiu a oportunidade da parceria com a unidade de Nova Andradina do Hospital Cassems.
“Agradecemos a confiança da direção da Cassems em nosso trabalho. Enaltecemos também as iniciativas que são tomadas para oferecer atendimento de qualidade à população de Nova Andradina e região nas mais diversas especialidades”, pontuam.
Endoscopia Digestiva Alta
O clínico geral Roque José Fabris explica que o aparelho que realiza o exame de endoscopia possui capacidade de filmar toda a mucosa da orofaringe, esôfago, estômago e duodeno, diagnosticando algumas patologias desta região, como gastrite, esofagites, tumores, úlceras e hérnias de hiato.
“Quando necessário, pode-se colher uma parte do material da mucosa, realizando biópsia para confirmação do diagnóstico laboratorial destas patologias, bem como o teste para a detecção da bactéria Helicobacter pylori, muitas vezes responsável por úlceras e tumores gástricos”, explica o clínico geral. Ele ressalta também a importância do exame em casos de emergências médicas, nos sangramentos digestivos e ingestão de corpos estranhos, sendo que, essas situações também podem ser tratadas com este procedimento médico.
Roque José Fabris pontuou ainda que durante a realização do exame, sempre há a presença dos dois médicos assistindo o paciente, aplicando com segurança uma sedação profunda, o que proporciona conforto para a pessoa que se submete ao atendimento e condições adequadas para a Endoscopia. “Após a realização do exame, o paciente permanece em uma sala de recuperação, onde será oferecida uma dieta adequada para o seu restabelecimento, até o momento da liberação”, pontuou.
Vale destacar que o clínico geral, Roque José Fabris é um dos médicos mais tradicionais do Vale do Ivinhema, tendo atuado por muitos anos, tanto em Nova Andradina quando em Anaurilândia, sendo responsável pela oferta de um dos primeiros serviços de Endoscopia da região, no início dos anos 90.
Colonoscopia
De acordo com que atua como diretor técnico do setor, Denilton Villani, a colonoscopia, é um exame, semelhante à Endoscopia, e possui a mesma capacidade de filmar a mucosa, porém neste caso será examinada toda a mucosa do reto, cólon (intestino grosso) e porção final do intestino delgado. O paciente, na véspera do exame, deverá tomar um laxante para que todo intestino grosso fique limpo e permita uma visualização perfeita das estruturas que deverão ser estudadas.
“O objetivo deste exame é diagnosticar doenças do intestino que possam estar causando sangramento exteriorizado pelo ânus, seja ele de cor viva ou escurecida, sem motivo conhecido. Pessoas que tinham um hábito evacuatório regular e que passaram a notar diferença, seja diarreia ou constipação. Bem como, aparecimento de dores abdominais de surgimento recente”, detalha o médico.
Ele ressalta também a importância do exame para a prevenção de câncer colorretal, ou seja, pacientes sem sintomas intestinais, porém com história familiar de cânceres de cólon intestinal, mama, tireoide e endométrio. “Hoje em dia, seguindo a orientação da sociedade americana de câncer (ACS), qualquer pessoa, a partir dos 45 anos, mesmo sem apresentar sintoma intestinal, pode ser submetida ao exame de Colonoscopia, com objetivo de se detectar, de forma precoce, lesões pré-malignas, chamadas de pólipos. Estes pólipos, quando identificados no exame de Colonoscopia, dependendo de seu tamanho, podem ser retirados, muitas vezes, evitando o crescimento de um tumor de cólon ou reto”, afirma o cirurgião geral e proctologista.
Hospital Cassems oferece estrutura adequada para a realização dos procedimentos - Imagens: Acácio Gomes
Os atendimentos do setor de Endoscopia e Colonoscopia são realizados de forma particular e também por meio de todos os convênios credenciados junto ao Hospital Cassems. Com relação aos agendamentos, eles podem ser realizados de segunda a sexta-feira das 07h às 17h pelos contatos (67) 3499-0700 e (67) 9 9974-0624.
Endereço - O Hospital Cassems de Nova Andradina está localizado na Rua Walter Hubacher, 748, Centro. O setor de Endoscopia e Colonoscopia fica anexo à unidade de saúde e conta também com acesso através de recepção própria pela Rua Elizabeth Robiano.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.