Na manhã de sexta-feira (07), o Hospital de Amor de Nova Andradina realizou a cerimônia de lançamento da campanha Março Lilás, que tem como objetivo promover ações especiais de prevenção ao câncer de colo do útero.
A campanha, que tem como madrinha a deputada estadual Mara Caseiro, contará, em seu cronograma, com palestras, ações educativas e eventos especiais para que as mulheres com idade entre 25 e 64 anos e crianças e adolescentes de 09 a 14 anos, que são o público-alvo da estratégia, tanto de Nova Andradina, quanto de Nova Casa Verde e de outras cidades da região sejam alcançadas. Os trabalhos também vão envolver estudantes do 9º da Rede Municipal por meio de palestra.
O evento de abertura contou com a presença de membros da equipe do Hospital de Amor de Nova Andradina, da deputada estadual Mara Caseiro; do prefeito de Nova Andradina, Dr. Leandro Fedossi; do vice-prefeito, Arion Aislan; do secretário de Educação Wagner Perigo; da secretaria de Assistência Social, Cida Valdez; das vereadoras Gabriela Delgado e Márcia Lobo; do prefeito de Batayporã, Germino Roz e sua esposa, Thayse Mello; do vice-prefeito de Batayporã Cacildo Paião; da secretárias de Saúde e Educação de Batayporã, Letícia Sanches e Fabiana Luiza; da primeira-dama de Taquarussu, Marilza Nunes de Araújo Nascimento, que representou o prefeito Clóvis José do Nascimento; dentre outras personalidades da região.
Ao fazerem uso da palavra, as autoridades convidadas falaram sobre a importância da prevenção do câncer e do quanto é fundamental o diagnóstico precoce para o sucesso de um eventual tratamento. Todos também aproveitaram para mencionar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no sábado (08).
A equipe da Cooperativa de Crédito Cresol também participou do evento, oferecendo um café da manhã paras as pacientes que marcaram presença no ato.
Vale destacar que o câncer do colo do útero é um dos mais frequentes entre as mulheres, mas, a boa notícia é que ele pode ser prevenido.
A principal causa é a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), um vírus que pode ser evitado com a vacinação, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas e meninos, de 09 a 14 anos, em esquema de dose única.
Além disso, o exame preventivo, o Papanicolau, é essencial para detectar alterações precocemente, aumentando as chances de tratamento e cura. Mulheres dos 25 a 64 anos devem realizar o preventivo anualmente.
Mais informações sobre as estratégias da campanha Março Lilás podem ser obtidas pelo telefone / WhatsApp (67) 3449-0650, no perfil @institutoprevencaona no Instagram e pessoalmente no Hospital de Amor de Nova Andradina, que fica na Avenida Paulo Prata, 488, Jardim universitário, saída para Nova Casa Verde.
Saiba mais sobre a campanha
A campanha Março Lilás foi criada como uma iniciativa de saúde pública pelo Ministério da Saúde do Brasil, com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo do útero.
A escolha do mês de março está relacionada à celebração do Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, reforçando a importância do cuidado com a saúde feminina.
O câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres no Brasil, e representa a quarta causa de morte por câncer no país.
A campanha busca informar sobre a importância da vacinação contra o HPV, do uso de preservativos e da realização periódica do exame preventivo Papanicolau, medidas essenciais para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
A campanha é Março Lilás, mas, lembre-se que cuidar da saúde é um ato de amor e a prevenção é o ano inteiro!
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.