Publicado em 19/09/2020 às 08:44, Atualizado em 19/09/2020 às 12:51
Com as melhores notas de MS, escolas municipais voltam a liderar ranking da educação nas séries iniciais e finais
A Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina conquistou pelo segundo biênio consecutivo (2017 e 2019) o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas municipais das 79 cidades do estado de Mato Grosso do Sul.
As unidades de ensino obtiveram as melhores notas e ocupam o mais alto patamar nos dois rankings do ensino fundamental público de 2019, ou seja, o município apresenta o melhor desempenho na educação básica de todo estado, tanto nos anos iniciais (1º a 5º ano) quanto nos anos finais (6º a 9º ano), superando as metas projetadas pelo governo federal.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação (MEC) e são de antes da pandemia do novo coronavírus. O IDEB é o principal medidor de qualidade da educação brasileira e leva em conta o desempenho dos alunos em provas de Matemática e Português no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e índices de aprovação e evasão.
De acordo com o demonstrativo elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), Nova Andradina manteve o 1º lugar nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, com nota de 7,1 e 6,2, respectivamente.
No ranking geral do estado de Mato Grosso do Sul, nas redes municipais de ensino, nos anos iniciais, entre as 6 melhores escolas municipais estão 4 escolas pertencentes ao município de Nova Andradina. São elas: EM Pingo de Gente com a nota 8,2, EM Prof. João de Lima Paes com a nota 7,3, EM Mundo da Criança com a nota 7,2, e EM Arco-íris Polo com a nota 7,2 (veja o quadro abaixo).
Já entre as escolas, onde foram avaliados os anos finais, a Escola Municipal João de Lima Paes obteve o melhor desempenho do Estado de MS, atingindo nota 6,4. Também aparece entre as 6 melhores notas, a Escola Municipal Efantina de Quadros, com nota 6,0, no IDEB 2019.
Mais informações
Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.
Saeb - O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.