Buscar

Idoso morre vítima de Influenza no HR em Nova Andradina

Cb image default
Imagem: Arquivo/Nova News

Idoso morre em decorrência da Influenza (Gripe), em Nova Andradina. O óbito ocorreu na última terça (23), porém foi contabilizado no boletim semanal divulgado nesta segunda-feira (29), pela Secretaria Municipal de Saúde.

Trata-se de um idoso de 93 anos, identificado pelas iniciais S.Y,  portador de comorbidades, conforme registrado em prontuário.

Ele foi nternado no dia 18 de maio  no Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, com exame RT-PCR detectável para Influenza do tipo A, do subtipo H1N1, onde seu quadro se agravou e evoluiu para óbito no último dia 23.

Há segundo a atualização desta segunda-feira (29), 253 casos confirmados de Influenza no município, sendo que destes, 161 são do tipo A, e 92 do tipo B. Três pessoas encontram-se internadas com o vírus. Essa é a primeira morte registrada da gripe na cidade.

Gripe (influenza)

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Tipo A - são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre. Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos. Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.

Tipo B - infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em 2 principais grupos (as linhagens), denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.

Tipo C - infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, apresentando implicações menos significativa a saúde pública, não estando relacionado com epidemias.

Em 2011 um novo tipo de vírus da gripe foi identificado. O vírus influenza D, o qual foi isolado nos Estados Unidos da América (EUA) em suínos e bovinos e não são conhecidos por infectar ou causar a doença em humanos.

Sintomas

Os principais sintomas da gripe são:

Febre;

Dor de garganta;

Tosse;

Dor no corpo;

Dor de cabeça.

Adulto - O quadro clínico em adultos sadios pode variar de intensidade.

Criança - A temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.

Idoso - quase sempre se apresentam febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.

Os demais sinais e sintomas da gripe (influenza) são habitualmente de aparecimento súbito, como:

Calafrios;

Mal-estar;

Cefaleia;

Mialgia;

Dor nas juntas;

Prostração;

Secreção nasal excessiva

Podem ainda estar presentes na gripe (influenza) os seguintes sinais e sintomas:

Diarreia;

Vômito;

Fadiga;

Rouquidão;

Olhos avermelhados e lacrimejantes

COMPLICAÇÕES

Alguns casos podem evoluir com complicações, especialmente em indivíduos com doença crônica, idosos e crianças menores de 2 anos, o que acarreta elevados níveis de morbimortalidade.

PREVENÇÃO

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Este imunobiológico oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul.

(*As informações são do Ministério da Saúde)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.