O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou até 28 de novembro as inscrições nas seleções que ofertam 360 vagas em cursos técnicos subsequentes e técnicos integrados, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, são oferecidas 160 vagas nas opções Agricultura (Naviraí e Ponta Porã), Marketing (Dourados) e Zootecnia (Nova Andradina).
Os interessados devem ter o ensino médio completo até a data da matrícula. Nesta modalidade de ensino, o estudante cursa a formação técnica na área escolhida.
Para cursos técnicos integrados na modalidade Proeja, são 200 vagas em Administração (Dourados e Três Lagoas) e Manutenção e Suporte em Informática (Corumbá e Naviraí).
Podem participar desta seleção aqueles que tenham pelo menos 18 anos e o ensino fundamental completo até a data da matrícula. Nesta modalidade, o estudante cursa o ensino médio e a formação técnica escolhida ao mesmo tempo.
Os editais de abertura dos processos seletivos estão publicados na Central de Seleção do IFMS.
Inscrição - São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção. Caso o interessado nunca tenha participado de processo seletivo no IFMS, ele deverá fazer o cadastro prévio no sistema.
Metade das vagas é reservada a estudantes que cursaram todo o ensino fundamental (Proeja) ou médio (subsequente) em escolas públicas. Desse percentual, 50% das vagas são para candidatos com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio. Também há cotas para candidatos pretos, pardos, indígenas, e para pessoas com deficiência.
A opção pelas Ações Afirmativas (cotas) deve ser informada no ato da inscrição e comprovada na matrícula.
Nos dois editais, a seleção será feita por sorteios eletrônicos, previstos para o dia 3 de dezembro, de acordo com os novos cronogramas publicados.
Ensino técnico - Os cursos serão ofertados de forma presencial, a partir do primeiro semestre de 2022.
A duração de cada curso consta nos respectivos projetos pedagógicos. Ambas modalidades permitem o exercício profissional na área escolhida ao término do curso.
A previsão é de que as aulas tenham início no dia 7 de fevereiro do ano que vem.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.