Publicado em 24/12/2024 às 09:33, Atualizado em 24/12/2024 às 21:35

Igreja Católica divulga cronograma das celebrações de Natal em Nova Andradina e Batayporã

Acácio Gomes, Redação Nova News
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Imagens: Acácio Gomes / Nova News

A Igreja Católica divulgou, nos últimos dias, seu cronograma de celebrações alusivas ao Natal nas paróquias de Nova Andradina e Batayporã. Confira:

Nova Andradina

Santuário Imaculado Coração de Maria: terça-feira (24/12) às 19h; quarta-feira (25/12) Natal às 09h e às 19h.

Paróquia São Vicente de Paulo: terça-feira (24/12) às 19h; quarta-feira (25/12) Natal às 19h.

Paróquia São José: terça-feira (24/12) às 19h; quarta-feira (25/12) Natal às 07h.

Batayporã

Paróquia Santo Antônio de Pádua: terça-feira (24/12) às 20h; quarta-feira (25/12) Natal às 08h.

O Natal

Ao contrário do que muitos pensam, o Natal não é a celebração do aniversário de Jesus Cristo, mas, a celebração do mistério pelo qual o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós.

Segundo conteúdo publicado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assinado por Dom Aloísio A. Dilli, Bispo de Santa Cruz do Sul (RS), dificilmente alguém se questiona sobre a data histórica do nascimento de Jesus Cristo, celebrada no dia 25 de dezembro. “No entanto, não temos nenhum dado bíblico que nos indique data para a celebração do Natal do Senhor. Foram dois os fatos que, no século IV, influenciaram para que isso acontecesse: posição cristã ante a festa pagã em homenagem ao Nascimento do sol invencível (Natalis solis invicti) e a questão cristológica, ou seja, quem é Jesus Cristo?”, diz um trecho do texto.

“A Igreja reagiu diante de heresias que negavam a divindade da Pessoa de Jesus Cristo, com vários concílios (Nicéia, em 325; Constantinopla, em 381; Éfeso, em 431; Calcedônia, em 451), definindo o dogma cristológico: Jesus Cristo é homem-Deus, uma pessoa com duas naturezas, a divina e a humana. Diante da definição da fé surge a consequente celebração da mesma.

Inicialmente, o Natal é considerado como celebração de aniversário do nascimento histórico de Jesus Cristo (S. Agostinho). São Leão Magno (+ 461) corrige esta teologia, afirmando que a celebração do Natal é mais que aniversário ou uma evocação histórica. Ele vê a presença do mistério celebrado, do hoje da encarnação (Sacramentum). O Natal é então considerado em união com o mistério pascal, como seu início.

Uma vez definida a celebração do Natal, não foi difícil para que surgisse o Ciclo Natalino, com seu tempo de preparação (Advento) e sua continuação (Epifania e Batismo do Senhor)”, conclui a publicação. 

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