Publicado em 01/04/2024 às 09:50, Atualizado em 01/04/2024 às 13:52
Na última sessão legislativa da Câmara Municipal, as vereadoras Márcia Lobo, Gabriela Delgado e Cida do Zé Bugre apresentaram a Indicação 77/2024, propondo que a Secretaria Municipal de Saúde emita a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A proposta, conforme estabelecido pela Lei n°1.804 de 06 de março de 2024, tem o objetivo de facilitar o acesso a serviços públicos e privados para indivíduos com autismo, além de garantir seus direitos durante a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo.
A iniciativa foi encaminhada ao prefeito Gilberto Garcia e ao secretário municipal de Saúde, Hernandes Ortiz, enfatizando a importância da conscientização e do apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
"A emissão da Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é um passo fundamental para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para indivíduos com autismo", destacaram as vereadoras.
Para as parlamentares, a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo oferece uma oportunidade significativa para promover a sensibilização e a compreensão sobre o autismo, além de destacar a importância de políticas e ações voltadas para essa parcela da população.