Publicado em 18/05/2020 às 09:40, Atualizado em 18/05/2020 às 13:52
São oferecidas duas mil vagas para os cursos gratuitos de Operador de Computador e Vendedor. Seleção será feita por sorteio eletrônico
Termina nesta segunda-feira, 18, o prazo de inscrições no processo seletivo que oferta duas mil vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos a distância pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
As vagas são para os cursos de Operador de Computador e Vendedor nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
O candidato deve ter a idade mínima de 15 anos e o ensino fundamental I completo (até o 5º ano) no caso das vagas para Operador de Computador, e ensino fundamental II completo (até o 9º ano) para as vagas do curso de Vendedor.
As inscrições devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde está publicado o edital com as regras do processo seletivo.
É preciso anexar os seguintes documentos digitalizados, em arquivo único, nos formatos PDF, Word ou Zip:
fotocópia do CPF ou documento oficial que conste o número;
fotocópia do documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso;
fotocópia da carteira de identidade ou outro documento oficial de identificação com foto;
fotocópia de documento que comprove estar em dia com o serviço militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro;
uma foto 3x4 recente.
A seleção será feita no dia 20 de maio, por sorteio eletrônico. O resultado, com a classificação de todos os candidatos, será divulgado no dia seguinte.
Conforme o cronograma do processo seletivo, a primeira chamada será publicada no dia 23 de maio, e as matrículas deverão ser feitas entre os dias 25 e 27.
Aulas
A data prevista para o início das atividades é 1° de junho. As atividades serão oferecidas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem do IFMS. A carga horária é de 180 horas, com duração de até quatro meses.
Oferecidos por meio da Rede e-Tec, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), os cursos são na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), que conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento, à especialização e à atualização profissional, em todos os níveis de escolaridade.
O processo seletivo é coordenado pelo Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread). O contato, em caso de dúvida, deve ser feito pelos e-mails [email protected] ou [email protected].