Publicado em 23/05/2024 às 09:10, Atualizado em 23/05/2024 às 13:30
Ivinhema se destaca entre os municípios de Mato Grosso do Sul por ter alta vulnerabilidade no campo dos recursos hídricos, especialmente em condições de seca.
Dos 79 municípios do estado, seis são classificados com alta vulnerabilidade, conforme avaliação da plataforma (AdaptaBrasil MCTI) que mede a suscetibilidade a danos causados pelas mudanças climáticas, conforme reportagem do Campo Grande News.
A análise considera a vulnerabilidade como o grau de suscetibilidade a danos relacionados à transformação do sistema socioecológico, quando confrontado com ameaças como a seca.
"A vulnerabilidade está associada às situações de sensibilidade e capacidade adaptativa do sistema socioecológico às alterações climáticas (seca). Assim, o Índice de Vulnerabilidade é resultante da composição dos índices de Sensibilidade e Capacidade Adaptativa", explica o estudo.
Ainda segundo o CG News, Rio Verde de Mato Grosso é o único município classificado com grau muito alto de vulnerabilidade, com uma pontuação de 0,81 em uma escala de 0,00 a 1,00.
Os fatores que influenciam esse índice incluem o nível de atuação nos comitês de bacia, a falta de programas e ações contra os impactos da seca e as alternativas de abastecimento de água disponíveis.
Além de Ivinhema, os outros municípios com alta vulnerabilidade são Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Rio Negro e Figueirão.
Em contraste, 48 municípios têm vulnerabilidade média e 24 baixa. Nenhum município foi classificado com vulnerabilidade muito baixa.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.