Buscar

Ivinhema e mais 9 cidades de MS podem receber tecnologia 5G

Em buscas no sistema, Nova Andradina aparece com data editalícia com início no ano de 2026, com datas de início para migração para a tecnologia 5G ainda a serem planejadas.

Cb image default
Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Ivinhema passou a integrar na última semana, a lista de cidades que podem receber a tecnologia 5G. A decisão ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), no último dia 21. O grupo foi criado pelo Edital do 5G e conta com a participação do Ministério das Comunicações (MCom).

A tecnologia 5G é um novo padrão para dispositivos móveis que trará mudanças tanto quantitativas quanto qualitativas na forma como as pessoas utilizam esses aparelhos, permitindo novas funcionalidades e um incremento significativo do número e da velocidade das conexões.

Além de Ivinhema, outras 9 cidades de MS passaram a integrar a lista recentemente. São elas: Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Fátima do Sul, Glória de Dourados,  Jardim, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.

Já Nova Andradina, em busca no sistema da Gaispi, aparece com data editalícia que se inicia em 2026, com data de início de atividades de migração para a tecnologia 5G, ainda a ser definida. 

Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, o GAISPI disponibiliza painel de dados apresentando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada e, também, o planejamento aprovado pelo GAISPI para as próximas liberações.

Os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). 

BRASIL Em todo o país, 30% dos municípios (1.610) já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implementar o serviço, alcançando a meta de liberações para o primeiro semestre de 2023. No total, já foram contempladas todas as 27 capitais; 26 municípios com mais de 500 mil habitantes e regiões metropolitanas; e 1.103 cidades com mais de 200 mil habitantes e regiões metropolitanas. A área de cobertura disponível para instalação beneficia cerca de 141 milhões de brasileiros (66,4% da população do país).

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

IMPLANTAÇÃOA liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora. (*Com Agência Brasil, MCOM, Anatel)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.