No início do mês de agosto ocorreu, em Lisboa (Portugal), a Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023), evento católico que reuniu mais de um milhão de jovens e também pessoas de outras idades, oriundos de mais de 100 nações do mundo e que contou com a participação do Papa Francisco.
De Nova Andradina, partiu um grupo formado por 16 pessoas, todas pertencentes ao Caminho Neocatecumenal, sendo que, dois deles, Amanda Caroline Oliveira Duarte, de 30 anos, e João Victor Ribeiro Alves, de 22 anos, estiveram recentemente na redação do site Nova News para compartilhar, em nome de todos que participaram, um pouco do que foi a JMJ 2023.
Vale destacar que o grupo peregrinou pela Espanha, onde visitou pontos importantes de Madri, Ávila e Salamanca e, depois, em Portugal, percorreu Coimbra e Fátima, até Lisboa, onde aconteceram, de fato, as atividades da JMJ 2023.
Nas palavras de João Victor e Amanda, todo o roteiro foi maravilhoso. “Não foi uma viagem a passeio, mas sim uma peregrinação. Tínhamos um rígido cronograma a seguir e posso garantir que foi uma experiência única que, sem dúvida, aconteceu para fortalecer muito fé de todos que participaram”, explica ele.
Grupo de Nova Andradina afirma que viveu momentos inesquecíveis durante a JMJ 2023 -Imagens: Divulgação / Caminho Neocatecumenal
“Eu me emocionei muito ao visitar o Santuário de Fátima, onde o Papa também se fez presente para a reza do terço. Estar ali naquele lugar e poder conhecer onde o três pastorinhos que viram Nossa Senhora viveram é algo especial. A gente sente uma força diferente”, afirma Amanda.
Outro ponto citado pelos jovens é a mensagem do Papa Francisco na missa de envio de que Jesus nos ama e de que a igreja está aberta para todos. “O grande ensinamento da JMJ 2023 é para que os jovens não tenham medo e se joguem nos braços de Jesus”, pontuam eles ao afirmarem que aqueles que estão afastados ou esfriaram na fé devem ter ânimo e se aproximar mais de Deus.
Questionados sobre como se sentem diante do suposto milagre ocorrido na JMJ 2023, onde uma adolescente cega de 16 anos, que saiu de Madri, na Espanha, para participar do evento, afirma ter recuperado a visão após comungar em Fátima, os jovens de Nova Andradina afirmam que ficaram emocionados.
“A igreja é muito cautelosa quando à investigação para a declaração oficial de um milagre, mas, de todo modo, quando recebemos a notícia, ficamos emocionados e muito felizes”, diz João Victor.
“Para nós isso é um exemplo de fé e da intercessão de Nossa Senhora. Os milagres físicos chamam muito a atenção e estamos esperançosos de este seja confirmado, porém, é importante pensarmos também nos milagres e curas interiores que a JMJ 2023 proporcionou a muitas pessoas. Quanta gente foi tocada pela Palavra de Deus, pela mensagem do Papa e vão ter posturas diferentes e vidas transformadas”, pontua Amanda.
Além do evento principal, que foi a JMJ 2023, cerca de 75 mil jovens participaram, também em Lisboa, de um momento especial, que foi o encontro vocacional com Kiko Arguello, iniciador mundial do Caminho Neocatecumenal.
Segundo eles, Kiko seguiu a linha do Papa Francisco ao transmitir uma palavra de ânimo a todos. “Ao final desse encontro, cerca de 3.500 jovens, entre rapazes e moças se dispuseram a caminhar rumo à vida consagrada, como irmãos, irmãs, freiras e padres, sendo que, todos eles, passarão, em suas comunidades de origem, pelo processo de discernimento vocacional”, afirma Amanda. “Isso mostra que a igreja, apesar dos seus dois mil anos de existência, está viva e é jovem”, diz João.
“Agora estamos percorrendo as comunidades do município para partilhar as maravilhas e os tesouros que trouxemos da JMJ 2023. Fomos para lá representando muitos que queriam ir e não puderam então, nossa missão agora é dar nosso testemunho para que a mensagem chegue ao maior número possível de corações”, conclui Amanda.
“Agradecemos a todos que colaboraram com as ações sociais que possibilitaram a viagem do nosso grupo bem como as orações de todos. Podem ter certeza de que lá também rezamos pela nossa comunidade e colocamos a todos nas mãos de Jesus”, finaliza João.
O grupo de Nova Andradina partiu em 28 de julho e chegou dia 10 agosto, juntamente com a comitiva que participou da JMJ 2023 foi formada por 22 pessoas da Diocese contando com peregrinos de Nova Andradina (16), Batayporã (03), Naviraí (02) e Bataguassu (01).
A nível de Mato Grosso do Sul, foram mais 45 pessoas das regiões de Campo Grande, Dourados, Maracaju e São Gabriel D’Oeste, totalizando 67 peregrinos, isso apenas do Caminho Neocatecumenal, porém, o número pode ser maior, levando em conta que membros de outros movimentos da Igreja Católica dessas e de outras localidades também podem ter se organizado por conta própria, como é o caso, por exemplo, de Paloma D'Angelis, responsável pela Pastoral do Dízimo e pela Liturgia na Paróquia de Anaurilândia.
O que é a JMJ?
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.
Acontece todos os anos a nível diocesano, até agora por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, em uma cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja.
Próxima edição
Conforme o anúncio do Papa Francisco, a próxima edição da JMJ ocorrerá no ano de 2027, em Seul, capital da Coréia do Sul. (Matéria produzida com informações do site oficial da JMJ 2023).
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.