Publicado em 14/07/2020 às 06:47, Atualizado em 14/07/2020 às 10:51
Se mais um paciente grave der entrada no hospital, teremos praticamente 100% dos leitos comprometidos, disse Norberto Fabri nesta segunda (13)
Em Nova Andradina, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Sistema Único de Saúde (SUS) chega a 87,5%. A informação foi confirmada pelo diretor geral do Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, Norberto Fabri, nesta segunda-feira (13), ao dizer que Nova Andradina está perto de um colapso na saúde.
No dia 02 de julho, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para covid-19 era de 25%. Onze dias depois, dia 11 de julho, o índice chegou a 87,5% ocupados com pacientes suspeitos ou confirmados para esta doença. Das 08 vagas, 05 estão em leitos de UTI, sendo 03 entubados em situação grave e 02 em leitos clínicos.
O diretor demonstrou preocupação com o aumento de casos e a alta taxa de ocupação da unidade de terapia intensiva. “Se mais um paciente grave der entrada no hospital, teremos praticamente 100% dos leitos comprometidos. Estamos perto do colapso da saúde. Tivemos que bloquear mais uma ala do hospital, a pediatria, que conta com 16 leitos para atendimento de pacientes internados e em isolamento. Então, são 08 leitos exclusivos de UTI e mais 16 para atendimento clínico”, informou Norberto Fabri.
Desde o início da pandemia, em março, até agora, 04 pessoas vieram a óbito no Hospital Regional, vítimas de covid-19, sendo que, duas delas, eram residentes em Nova Andradina.
O diretor da instituição hospitalar alertou que já começam a faltar alguns medicamentos de tratamento ao coronavírus no mercado. Em virtude disso, desde a semana passada a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS), solicitou o estoque de medicamentos disponíveis no Hospital Regional.
Caso haja necessidade, a unidade é obrigada a entregar os estoques de bloqueadores musculares, analgésicos, ansiolíticos e outros medicamentos utilizados para entubação e manutenção dos pacientes entubados.
Conforme já noticiado pelo Nova News nos últimos dias, a situação preocupa, uma vez que o HR não atende apenas pacientes de Nova Andradina, mas de vários outros municípios, como Batayporã, Taquarussu, Anaurilândia e Ivinhema, por exemplo.
No caso de lotação máxima dos leitos de UTI, geralmente é solicitada a transferência do paciente para Dourados, porém, devido à pandemia de covid-19, é sabido que que o sistema de saúde naquele município enfrenta grandes dificuldades.
A recomendação das autoridades ligadas à saúde pública em Nova Andradina é para que a população de toda a região adote medidas preventivas, de forma especial, com relação à covid-19 para que seja evitada uma sobrecarga no sistema, com eventual falta de leitos de UTI disponíveis e o risco da impossibilidade de transferência para Dourados, também pela ausência de vagas. (Com informações da Cogecom).
Entre em contato com o Nova News
Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber gratuitamente, via WhatsApp, as principais notícias do dia!!!