Buscar

Mato Grosso do Sul celebra 46 anos de criação nesta quarta-feira (11)

Cb image default
Imagem: Chico Ribeiro

Onze de outubro de dois mil e vinte três, Mato Grosso do Sul comemora 46 anos de criação. Espaço geográfico oriundo do desmembramento de área que formava o Estado de Mato Grosso, então uno, situado no Oeste brasileiro, é cravejado de histórias de muito tempo, de bem antes de sua existência política.

O Estado é permeado por memórias e relatos de gente de várias origens, credos, raças e etnias que ultrapassam tempos e gerações. Povos originários do Brasil e povos que atravessaram rios (ou não) e mares, vindos de diversos cantos do mundo, aqui se estabeleceram e são responsáveis pela formação da diversificada malha cultural sul-mato-grossense.

Mato Grosso do Sul, um Estado marcado pela exuberância de sua fauna e flora, pode ser interpretado também como lugar de passagens, paragens, chegadas e partidas, de boiadeiros, boiadas, mascates e viajantes. A trabalho ou a passeio muitos desses que se aventuraram nessa terra promissora e resolveram fincar raízes aqui, no coração do Brasil.

Trouxeram junto, em suas bagagens, infinitas histórias, práticas e memórias muitas vezes esquecidas que, no entanto, precisam ser rastreadas, desarquivadas, enaltecidas e protegidas.

MATO GROSSO DO SUL – Composto por 79 municípios, possui área de mais de 357 mil km² e mais de 2,8 milhões de habitantes. O estado faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai e divisa com Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de abrigar 65% do Pantanal.

A cultura possui forte influência dos imigrantes japoneses, libaneses, paraguaios e bolivianos. Com a 3ª maior população indígena do Brasil, MS tem 116,3 mil indígenas de oito etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadwéu, Kinikinaw, Atikun, Ofaié e Guató.

Atualmente, os principais bens produzidos no estado são do setor agropecuário. Além da soja, milho, cana-de-açúcar, o setor extrativista também é pujante na área de minerais, como ferro, manganês e calcário.

(*as informações são da assessoria)

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.