O Ministério da Saúde amplia o orçamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com investimento de mais de R$200 milhões em 2023.
A iniciativa tem o objetivo de aumentar a assistência na rede de saúde mental no SUS em todo Brasil. Ao todo, o recurso destinado para todos os estados e Distrito Federal será de R$414 milhões no período de um ano. Com os novos valores, o aumento do orçamento da rede chega a 27%.
O repasse será direcionado para 2.855 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) existentes no país e para os 870 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT). Ambos terão recomposição do financiamento e os recursos serão incorporados ao limite financeiro de média e alta complexidade de estados, do Distrito Federal e dos municípios com unidades habilitadas. Em Mato Grosso do Sul existem atualmente, 32 CAPS habilitados.
A reportagem do Nova News apurou que na região do Vale do Ivinhema, há apenas dois Centros de Atenção Psicossocial habilitados. Os CAPS estão localizados em Nova Andradina e na cidade de Bataguassu, conforme mostra lista divulgada pelo Ministério da Saúde.
(*As informações são do Ministério da Saúde)
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.