Publicado em 13/06/2024 às 13:42, Atualizado em 13/06/2024 às 18:33
Na manhã desta quinta-feira (13), a tradicional missa em honra a Santo Antônio de Pádua, a bênção e a distribuição dos pães e a carreata pelas ruas da cidade, com a bênção dos veículos e condutores, marcaram o início dos festejos do Padroeiro de Batayporã -- CLIQUE AQUI PARA VER A GALERIA COMPLETA COM TODAS AS FOTOS.
A celebração, que teve início às 08h, ocorreu na igreja matriz e foi presidida pelos padres José Haroldo e Celestino Sandi, contanto com a presença de centenas de fiéis devotos.
Durante a missa, além das leituras bíblicas, foram feitas explanações sobre a vida de Santo Antônio de Pádua, que, entre muitas qualidades, era exemplo de pregador.
Ele foi canonizado apenas um ano após sua morte, em 30/05/1232, sendo que, em 1946, o Papa Pio XII o proclamou doutor da Igreja, mais precisamente com o título de doutor evangélico.
O santo também era conhecido como o “martelo dos hereges” pelo seu conhecimento profundo da doutrina e defesa da fé católica.
Além da Comunhão Eucarística, ao final da santa missa ocorreu a tradicional bênção e distribuição dos pães de Santo Antônio.
Da igreja matriz saiu a carreata com a imagem do padroeiro, percorreu o centro da cidade e retornando ao ponto de início para a bênção dos veículos e condutores, bem como e entrega de lembrancinhas aos participantes.
Festa social
Vale destacar que a festividades do padroeiro, que, em 2024 chegam à sua 52ª edição seguem até domingo (16), com a festa social, também nas dependências da igreja matriz.
Programação
Nesta sexta-feira (14), a partir das 19h, começa a festa social com praça de alimentação, apresentação de quadrilhas e shows com Gabriel Mingotti e Lye Meireles.
Sábado (15), a partir das 19h, continuação da festa social com praça de alimentação e shows de Júlia Neves e Rapha e Leo.
No domingo (16), a partir das 11h, encerramento das festividades com almoço e leilão de gado e prendas.
O evento, que é um dos mais tradicionais da região, tem entrada franca e as pessoas pagam apenas pelos produtos consumidos, sendo que, toda a renda é revertida para os projetos da paróquia.
A Festa do Padroeiro de Batayporã conta com apoio da Prefeitura Municipal, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e de várias empresas da região.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.