Publicado em 20/04/2023 às 17:19, Atualizado em 20/04/2023 às 20:22

Mobilização pela paz nas escolas em Batayporã conta com acolhimento de equipe multidisciplinar da Secel

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Cb image default
Imagem: Maicon Araújo /  Prefeitura de Batayporã

Nesta quinta-feira (20), todas as escolas de Batayporã recebem intervenções especiais alusivas ao Dia de Mobilização pela Paz nas Escolas, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) A equipe multidisciplinar do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado Municipal (NAEEM) realiza visitas com atividades de acolhimento aos estudantes.

Juntas, a psicóloga Kessiane Vieira, a assistente social Adriana Tavares e a psicopedagoga Idneia Alves, fazem a mediação de rodas de conversa com os estudantes. O objetivo é ampliar a mensagem de motivação e ajudar no processo de gerenciamento das emoções nos contextos de crise.

O trabalho é somado às atividades de acolhimento promovidas por cada comunidade escolar. No início da manhã, o prefeito Germino Roz, acompanhou parte das ações. Na Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva, o gestor enfatizou as medidas integradas adotadas pela Prefeitura para promover a segurança nas unidades escolares.

“Desde os acontecimentos, nós temos mobilizado guardas municipais em cada escola, com uma vigilância presente e o controle da entrada e saída de pessoas. As equipes também estão em contato constante com os pais, com orientações e apoio. A Polícia Militar também tem trabalhado reforçando a segurança nas escolas e na comunidade. São medidas que adotamos pensando nos estudantes e nos profissionais”, afirmou.

Cb image default
Imagem: Maicon Araújo / Prefeitura de Batayporã

Dia S

O comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar em Batayporã, tenente Jaferson Belardo, também comentou os procedimentos adotados pela PM no chamado Dia S, promovido pelo Governo do Estado, com foco na segurança e cultura de paz. A intenção é intensificar a presença da polícia, que já tem mantido uma rotina diferenciada de rondas, orientações e suporte especializado.

“É importante frisar que a Polícia Militar continuará o trabalho preventivo, porém, em casa, é fundamental que os pais conversem com seus filhos, confiram as mochilas, verifiquem os conteúdos acessados na internet, tanto nos computadores quanto nos celulares, principalmente em redes sociais”, destacou o tenente. O policial fez ainda um apelo para que a população não compartilhe fake news. “Qualquer informação suspeita deve ser repassada à polícia. Compartilhar informações falsas é crime, previsto no Código Penal, e isso contribui para gerar pânico entre as pessoas”, complementou Belardo.