Publicado em 22/06/2023 às 07:51, Atualizado em 22/06/2023 às 11:53
Nos últimos dias, moradores de Nova Andradina entraram em contato com o Nova News para denunciarem a criação irregular de galinhas na área urbana da cidade, o que é proibido pelo código de postura do município.
Segundo os denunciantes, além do risco de doenças pelo acúmulo de dejetos dos animais, a situação gera outros transtornos como a presença de mal cheiro e até mesmo galos cantando a partir das 04h, o que tem perturbado o sossego de moradores próximos.
O site procurou a Vigilância Sanitária de Nova Andradina, sendo que, o responsável pelo órgão, Lúcio Tolentino, confirmou que a prática da criação de aves, porcos e outros animais com finalidades semelhantes é expressamente proibida na área urbana e que o código de postura é claro ao tratar sobre o tema.
Nas palavras dele, a orientação é que os moradores que tiverem conhecimento de casos entrem em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone (67) 3441-4080 para fazerem denúncias, fornecendo os endereços para que a equipe possa realizar a fiscalização.
“Nós vamos até o local e, constatando a veracidade do fato, emitimos uma advertência, com prazo de 10 a 15 dias para que a pessoa tome as providências. Caso nada seja feito pelo responsável do imóvel, nós fazemos um auto de infração e, se ainda assim, não houver solução, nós procedemos o recolhimento dos animais, que são encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Infelizmente, muitas pessoas ainda não estão conscientizadas sobre o tema e toda semana são constatadas situações similares em diversos pontos da cidade”, explica Lúcio.
De forma simultânea à publicação desta matéria, o Nova News encaminhou à Vigilância Sanitária denúncia enviada ao site por uma moradora, inclusive com endereço de um imóvel, no Bairro Capilé, para fiscalização.
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.