Publicado em 09/03/2023 às 10:56, Atualizado em 09/03/2023 às 15:18

Moradores voltam a denunciar problemas estruturais no Condomínio “Bom Menino” e Câmara de Nova Andradina pede providências

Acácio Gomes, Redação Nova News*
Cb image default
Imagens: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Moradores dos condomínios “Zulmira César de Oliveira” e “Maria Augusta Ferreira de Oliveira”, popularmente conhecido como Condomínio “Bom Menino” estiveram na Câmara de Nova Andradina para denunciar problemas estruturais nos apartamentos e áreas de convivência.

Segundo informações dos condôminos, os apartamentos apresentam rachaduras, infiltrações, vazamentos, queda do forro do teto, pisos soltos, pane elétrica, vazamentos de gás, entre outras avarias. As reclamações surgem há apenas um ano e dois meses após a entrega das chaves aos moradores.

Em setembro de 2022, o caso foi tema de uma matéria especial produzida pelo Nova News após o contato demoradores solicitando a presença da reportagem no local.

Naquela ocasião, um representante do site esteve especificamente no condomínio “Zulmira César de Oliveira”, onde moram 64 famílias, oportunidade em que a síndica, Angelita Rodrigues Brito, e a subsíndica, Nayara Jaqueline Gonçalves, mostraram alguns dos problemas constatados na obra.

Ainda em setembro de 2022, logo após ouvir os moradores, o Nova News entrou em contato com o Governo Municipal de Nova Andradina, sendo que, a equipe da Coordenadoria Geral de Comunicação (Cogecom) orientou que a reportagem procurasse a Caixa Econômica Federal.

Foi feito contato com a gerência local da Caixa, que afirmou que a instituição é responsável pelo financiamento da obra, mas que, eventuais reclamações decorrentes de problemas na estrutura devem ser tratadas junto à empreiteira que efetuou a construção.

Imagens: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

O Nova News então entrou em contato naquela época com a Engepar – Engenharia e Participações, em Campo Grande, empresa que executou a obra do condomínio. Uma atendente anotou o telefone do jornalista responsável pela reportagem, dizendo que um representante da construtora entraria em contato, porém, o retorno nunca aconteceu.

Agora, com o tema sendo levado à Câmara, o presidente do Legislativo Municipal, Dr. Leandro Fedossi (PSDB), e demais vereadores encaminharam requerimento (13/2023) às autoridades competentes para reivindicar reparos urgentes para sanar tais demandas.

Na justificativa, os vereadores consideram de grande relevância entender as causas dos danos ocorridos, após o período tão curto de entrega das moradias, pois os residentes temem um desastre maior, considerando riscos de vazamento de gás, enfraquecimento da estrutura devido a infiltrações e rachaduras, além, é claro, de diversos fatores como a ausência de hidrante, inacessibilidade a cadeirantes e acamados, até mesmo, ausência de elevador para o trânsito dos moradores, dispositivo este que consta na planta do manual do proprietário, mas não foi instalado.

Cb image default
Placa informativa da obra teve partes pintadas, tornando alguns dados ilegíveis  - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

O documento foi direcionado às instituições públicas responsáveis pela construção e fiscalização das obras dos condomínios como Agenova, Secretaria de Municipal Infraestrutura, Caixa Econômica Federal, Construtora Engepar e Corpo de Bombeiros. Também receberam cópia deste requerimento a Promotoria Pública.

Entre as indagações, os vereadores pedem informações sobre vistoria da obra, no tocante a engenharia civil e instalações de dispositivos de segurança, acessibilidade e estrutura predial, solicitando os prazos para que os reparos e manutenções sejam feitos. (*Com informações da assessoria da Câmara de Nova Andradina).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.