Publicado em 10/11/2025 às 07:52, Atualizado em 10/11/2025 às 10:55
O Governo de Mato Grosso do Sul deu mais um passo importante rumo à transformação digital com o Monitor de Acessibilidade Digital, ferramenta desenvolvida pela Secretaria-Executiva de Transformação Digital (Setdig). A solução automatiza a análise de sites governamentais e acompanha indicadores de Acessibilidade, SEO, Performance e Boas Práticas, tornando o monitoramento mais ágil, preciso e baseado em dados.
O novo sistema já posiciona Mato Grosso do Sul na liderança nacional em acessibilidade digital entre os portais estaduais, segundo auditoria feita pelo Lighthouse, ferramenta do Google utilizada para avaliação técnica de páginas web.
Mais do que uma conquista tecnológica, o projeto reflete o compromisso do Estado com uma governança digital inclusiva, que busca garantir o acesso à informação para todos os cidadãos. E, neste sentido, a transformação digital só faz sentido se for também social”, destaca o secretário-executivo de Transformação Digital, Robson Duarte Alencar, ao elencar que o novo monitor é um instrumento que traduz tecnologia em inclusão, eficiência e transparência.
De acordo com a Setdig, até recentemente, a avaliação dos sites do governo era feita manualmente, com análises individuais e relatórios separados — um processo demorado e suscetível a falhas. A criação do novo sistema veio justamente para automatizar e centralizar essas auditorias, reunindo dados de forma estruturada e contínua.
Desenvolvido com base em ferramentas já utilizadas pela Secretaria de Transformação Digital, como Matomo (análise de tráfego), Qlik Sense (inteligência de dados) e Lighthouse (auditorias técnicas), o monitor realiza verificações automáticas dos principais portais do Estado, gera relatórios diários e envia alertas sempre que alguma pontuação estiver abaixo do ideal.