Buscar

MS Saúde realiza mutirão oftalmológico neste final de semana em Fátima do Sul, Bataguassu e Santa Rita do Pardo

Cb image default
Imagem: Rodson Lima / Comunicação SES

O Projeto ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Filas’ realiza 34 cirurgias de pterígio (membrana que cresce em volta dos olhos), neste sábado (08), no Hospital da SIAS (Sociedade Integrada de Assistência Social), em Fátima do Sul.

Seguindo o cronograma, o Projeto “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”, chega a mais dois municípios do Estado. Ao todo, 520 pacientes de diversas localidades do Estado farão em Bataguassu e Santa Rita do Pardo as consultas do pré-operatório de pterígios e de catarata neste final de semana.

Serão avaliados neste sábado (08), 240 pacientes de pterígio no Hospital Santa Casa em Bataguassu. E no domingo (09), mais 280 pacientes de catarata na Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Santa Rita do Pardo. Totalizando 520 pacientes nesta segunda etapa das cirurgias oftalmológicas.

De Bataguassu estão pacientes dos municípios de: Água Clara, Alcinópolis, Bela Vista, Brasilândia, Bodoquena, Bonito, Corguinho, Coxim, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Rio Verde de Mato Grosso, Terenos e de Bataguassu.

Já de Santa Rita do Pardo estão pacientes dos municípios de Alcinópolis, Água Clara, Amambai, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Ivinhema, Japorã, Paranaíba, Taquarussú e Santa Rita do Pardo.

Sobre o Programa MS Saúde

Para o Ano I do Projeto MS Saúde, 37 estabelecimentos de Saúde de 32 municípios fizeram a adesão ao programa para a realização de cirurgias eletivas. E mais 33 estabelecimentos de saúde de 19 municípios fizeram a adesão para a realização de exames com a finalidade diagnóstica. Com recurso federal, há 22 estabelecimentos de saúde de 20 municípios que estão credenciados para a realização de cirurgia eletiva.

O Programa MS Saúde prevê que prefeituras e estabelecimentos de saúde estabeleçam convênios que vão garantir a realização de 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades, entre elas: oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia.

Também estão previstas a realização de 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste, ressonância magnética (sedação), tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia, entre outros.

O Governo do Estado disponibilizou R$ 45 milhões de recursos próprios e R$ 7,9 milhões de recursos federais para atender à população. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.