O primeiro mutirão contra o Aedes aegypti em Nova Andradina, realizado no último sábado (15), resultou na remoção de 2,2 toneladas de materiais que poderiam servir como criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação, concentrada no bairro Durval Andrade Filho (Morada do Sol), mobilizou equipes da Saúde e da Secretaria de Serviços Públicos, que vistoriaram mais de mil imóveis e orientaram moradores sobre medidas de prevenção.
O alerta sobre a importância dessa mobilização é reforçado pelos números do boletim epidemiológico, que de janeiro até agora, Nova Andradina registrou 201 notificações de dengue e chikungunya, sendo que apenas 133 pessoas coletaram amostras laboratoriais. Desses, 23 casos são positivos para dengue e 5 para chikungunya, o que evidencia a necessidade urgente de ação para conter a proliferação do mosquito.
O prefeito Dr. Leandro Fedossi, acompanhado do vice-prefeito Arion Aislan e da secretária de Saúde, Jozeli Chulli, participou ativamente do mutirão e expressou sua preocupação com o aumento de casos. “Essa é a primeira ação de muitas que ocorrerão até o final de maio, passando por todos os bairros da cidade. A proliferação do mosquito tem gerado um número crescente de casos e precisamos reforçar a conscientização da população. Pedimos que todos façam sua parte, limpando seus quintais e eliminando os focos, pois a dengue é um problema sério e precisamos nos prevenir”, destacou o prefeito.
A mobilização faz parte de um cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, que levará a força-tarefa a diversas regiões do município nos próximos meses. Além dos mutirões, agentes de Saúde e de Endemias realizam visitas periódicas para conscientizar os moradores, reforçando que o combate à dengue é uma responsabilidade de toda a comunidade.
Vacinação – A vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária mais vulnerável a complicações da doença, está disponível em todas as unidades de saúde, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30. Na UBS Central, o horário é ampliado, das 7h30 às 16h30.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.