Na contramão dos demais municípios da região, onde os casos de covid-19 começam aos poucos a se estabilizar, Batayporã segue com uma escalada de novos casos da doença causada pelo novo coronavírus.
Com pouco mais de 11 mil habitantes segundo a estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Batayporã aparece com índices que se aproximam ou, em alguns aspectos, até superam cidades de maior porte.
Até esta segunda-feira (21) por exemplo, Batayporã havia registrado, desde o início da pandemia, 148 casos acumulados de covid-19, número equivalente a mais de um terço da incidência em Nova Andradina, que conta com cerca de 55 mil habitantes e acumula 422 confirmações.
Também nas últimas horas, enquanto Nova Andradina tinha 15 casos ativos da doença, Batayporã registrava nada menos que 25 ativos, ou seja, 10 a mais que a maior cidade do Vale do Ivinhema.
Outro dado que chama a atenção é a quantidade de suspeitos. No boletim desta segunda (21), por exemplo, Batayporã aparecia com 53 pessoas à espera de resultados de exames, enquanto em Nova Andradina, os suspeitos era apenas 15.
Até agora no município, 04 pessoas perderam a vida em decorrência da pandemia, ao passo que em cidades com quantidades populacionais aproximadas à de Batayporã, os índices foram bem menores como Anaurilândia, que tem quase 10 mil habitantes e nenhum óbito por covid-19 e Angélica, que tem quase 11 mil habitantes e 03 óbitos.
O possível descaso de parte da população para com as medidas preventivas seria um dos fatores para alta incidência de covid-19 em Batayporã. Autoridades ligadas à saúde pública afirmam que a população parece ter perdido o medo do vírus.
Em suas lives realizadas diariamente, a secretária de Saúde, Marcela Leite, reforça, de forma constante, a adoção e a manutenção de medidas preventivas. “A gente tem observado pessoas circulando sem máscaras de proteção, bem como o desrespeito com o isolamento social. Precisamos estar atentos para que a situação seja controlada”, disse ela nos últimos dias em uma das transmissões ao vivo.
A situação no município é tão preocupante que levou a Secretaria de Municipal de Saúde a ampliar o atendimento no Centro de Triagem ao Coronavírus, que, antes, ocorria apenas de segunda a sexta-feira e agora passou a ser realizado todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, sempre das 07h às 11h.
Segundo a secretária Marcela Leite, a ampliação no atendimento é devido ao aumento na demanda e o crescimento no número de casos de coronavírus em Batayporã. “Reforçamos sempre a importância de todos nós nos cuidarmos, pois só assim venceremos essa luta contra a covid-19”, afirmou.
A gestora alerta constantemente a importância de as pessoas procurarem o Centro de Triagem quando apresentarem sintomas gripais associados ou não a febre, dor de garganta e falta de ar.
Sem contar com um hospital próprio e dependendo de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis em Nova Andradina e que, além de limitados, precisam atender a demanda de toda a região, a situação de Batayporã com relação à pandemia de covid-19 causa preocupação nas autoridades.
Entre em contato com o Nova News
Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.