Nesta quarta-feira (31) celebra-se o Dia do Imaculado Coração de Maria, Padroeiro de Nova Andradina, feriado municipal, e um dos diferenciais deste ano foi a realização, logo pela manhã, do 1º Pedalando com Maria.
Às 06h foi celebrada Santa Missa no Santuário, com a bênção dos ciclistas. Logo após a Eucaristia, que foi conduzida pelos padres Celso da Cruz e Matheus Rocha, bem como pelo diácono Sócrates Pavon, teve início circuito, que percorreu vários pontos da cidade.
O grupo saiu do Santuário, pela Avenida Eurico Soares Andrade, seguiu até a Rua André Loyer, depois pela Espírito Santo, passou pela Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, seguiu até a Prefeitura Municipal e retornou ao Santuário, onde ocorreu o sorteio de prêmios.
Segundo o padre Celso da Cruz, que também é um adepto do pedal, este foi um momento diferente de muita graça para a comunidade de Nova Andradina, envolvendo a devoção a Nossa Senhora com o ciclismo, que é uma prática esportiva bastante comum na região.
Vale destacar que a solidariedade também esteve presente, uma vez que, cada um dos ciclistas participantes levou um quilo de alimento não perecível que posteriormente será revertido para as famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelas ações sociais do Santuário.
Procissão dos Devotos Mirins
Vale destacar que ainda na quarta-feira (31), acontece a Procissão dos Devotos Mirins, com concentração das crianças e momento de espiritualidade às 16h30 no Santuário. Já o início da caminhada está previsto para às 17h.
Às 18h haverá Santa Missa no Santuário com a Coroação de Nossa Senhora.
A programação especial segue com diversos momentos até o domingo, dia 04 de junho, quando ocorre a tradicional Peregrinação ao Santuário, com a presença de fiéis de todas as paróquias de integram a Diocese de Naviraí.
Programação completa
Devoção ao Imaculado Coração de Maria*
A revelação da devoção reparadora ao Imaculado Coração começou na segunda aparição da Santíssima Virgem Maria, em 13 de junho de 1917, em Fátima, Portugal, aos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta. A Virgem Maria disse à pequena Lúcia, a mais velha dos três pastorinhos: “Ele [Jesus] quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração”.
Logo após ouvir essas palavras, os pastorinhos viram Nossa Senhora com um coração na mão, cercado de espinhos. As três crianças compreenderam que aquele era o Coração Imaculado da Santíssima Virgem, ofendido pelos pecados da humanidade, que necessitavam de reparação.
No entanto, a devoção ao Imaculado Coração de Maria remonta aos inícios da igreja, pois tem suas raízes mais profundas nas Sagradas Escrituras. Nelas, encontramos referências ao Imaculado Coração no Evangelho segundo São Lucas: “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19). “Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração” (Lc 2,51).
A Santa Sé mostrou-se favorável ao culto ao Imaculado Coração no início do século XIX. Em 1805, o Papa Pio VII concedeu a autorização para a celebração da festa às dioceses e às congregações religiosas que lhe pediam. No ano de 1855, o Papa Pio IX aprovou a Missa e o Ofício próprios do Imaculado Coração de Maria.
Durante a Segunda Guerra Mundial, em 8 de dezembro de 1942, na Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Pio XII consagrou a Igreja e todo o gênero humano ao Coração Imaculado de Maria e, três anos depois, estendeu a festa do Imaculado Coração de Maria para toda a Igreja Católica. (*Com informações da Canção Nova).
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.