No sábado (21), alunos da Escola Estadual Padre Anchieta, de Nova Andradina, realizaram uma visita guiada à Reserva Indígena de Dourados.
O objetivo do passeio foi conhecer a cultura local que tem forte influência indígena, destacando as etnias Caiuás (Kaiowá), Guarani e Terena, que vivem na reserva, a seis quilômetros do centro daquela cidade.
Ao chegar, os alunos foram recepcionados com um ritual de boas-vindas e cantos em guarani. Seus rostos foram pintados com urucum e, só a partir daí, foram autorizados a entrar na casa de reza da aldeia.
Durante a visita, os índios oferecem comidas e bebidas preparadas por eles e se apresentaram, inclusive, com direito a danças típicas.
Do lado de fora da casa de reza, os estudantes puderam conferir vários adornos e instrumentos feitos à mão, que ficam disponíveis para a venda.
Segundo a direção da Escola Estadual Padre Anchieta, a agenda foi muito válida por proporcionar aos estudantes saírem da teoria da sala de aula e partirem para um conhecimento mais amplo e significativo através de uma experiência de campo.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.