Nesta quarta-feira (08), alunos da Escola Estadual Luiz Soares Andrade, juntamente com acadêmicos de História e participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do campus de Nova Andradina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), cumpriram agenda em Campo Grande.
A ação foi organizada pelo professor de História, Rafael Sampaio de Queiróz e pela professora Drª Alessandra Bertasi.
A aula especial se deu por meio de roda de conversa sobre "Resistência Negra", conduzida pela docente da UEMS/CG e da professora de História da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Drª Manuela Areias.
Na sequência, o grupo visitou a comunidade quilombola “Tia Eva” e participou de roda de conversa com seu representante Ronaldo, que apresentou a trajetória e protagonismo dessa mulher escravizada e que teve grande importância para a vida de um grupo.
Por fim, foi realizada visita no MUARQ, o Museu de Arqueologia da UFMS, sendo que, por meio dessa ação, foi apresentado um pouco da história e formação de Mato Grosso do Sul por meio do estudo das culturas humanas no passado sul-mato-grossense, com artefatos, pinturas rupestres, ossadas e outros itens.
Ao Nova News, o professor Rafael Sampaio de Queiróz disse que avalia a agenda como extremamente positiva para todos os participantes.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.