Buscar

Nova Andradina: Cardiologista Dra. Thais Maia dá valiosas dicas sobre a saúde do coração

Cb image default
Cardiologista Dra. Thais Maia atende na Clínica Center Med, no Hospital Cassems e no Hospital Regional - Imagem: Acácio Gomes

Conforme definição da Biblioteca Virtual em Saúde, plataforma pertencente ao Ministério da Saúde, o coração é o músculo mais importante do corpo e a cada batida fornece alimento e oxigênio às células. Em outras palavras, um coração saudável é a chave para um corpo saudável -- Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.

Neste sentido, a cardiologista Dra. Thais Maia (CRM/MS 8275 // Clínica Médica RQE 6370 // Cardiologista RQE 7590), que atua em Nova Andradina, na Clínica Center Med, traz importantes dicas sobre a saúde do coração, sendo que, em suas palavras, o principal fator é a prevenção.

Como cuidar bem do coração?

Nas palavras da Dra. Thaís Maia, adotar um estilo de vida saudável é fundamental para promover a saúde do coração e do organismo como um todo, como consumir alimentos mais naturais e menos industrializados, evitar abusar do sal, fugir dos temperos prontos e evitar alimentos gordurosos e açucarados.

Segundo a cardiologista, a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e o consumo de cigarros, sejam convencionais ou eletrônicos, também são fatores que oferecem grande risco para o coração.

Cb image default
Médica explica sobre os principais cuidados que devemos ter para com a saúde do coração - Imagem: Acácio Gomes

“Chamo também a atenção para o perigo da automedicação. Jamais se deve iniciar um tratamento por conta própria nem suspender um tratamento prescrito por profissional habilitado sem consultá-lo. Cada pessoa tem um organismo diferente e um medicamento que é bom para o vizinho pode não ser bom para mim”, exemplifica e cardiologista.

Ainda na linha preventiva, a médica orienta sobre a importância da prática de atividades físicas. “As diretrizes recomendam pelo menos 150 minutos de exercícios por semana para um impacto positivo na saúde cardiovascular, lembrando que se exercitar não é ir caminhando de casa para o trabalho. Uma atividade física de qualidade exige roupa e calçados adequados e que o praticante a faça no ritmo certo e com propósito voltado para a saúde. Isso faz muita diferença”, pontua.

Dra. Thais Maia também defende o fator da espiritualidade e da promoção da saúde mental como pilares indispensáveis para uma vida plena. “Estresse ou exposição excessiva a situações de conflito, seja em casa ou no trabalho, também não são nada interessantes para o coração. Precisamos buscar uma vida equilibrada para o nosso bem-estar", lembra a médica.

Quando visitar um cardiologista?

“Muitas vezes a pessoa acha que vai sentir alguma coisa, porém, muitos problemas cardíacos não dão sintomas. Geralmente os sintomas aparecem a partir de complicações ou já em um ponto crítico, como durante um infartou ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), alerta a especialista”, ao explicar que a visita a um cardiologista é muito importante para se obter diagnósticos precoces.

Cb image default
Especialista defende que prescrições e orientações médicas devem ser seguidas sempre à risca pelos pacientes - Imagem: Acácio Gomes 

“É mais fácil, mais eficaz e muito mais barato tratar um problema diagnosticado precocemente do que fazê-lo quando já surgiram diversas complicações”, afirma.

Segundo ela, embora em muitos casos não apareçam sintomas, sinais como inchaço nas pernas, aparecimento de varizes, dor no peito e cansaço merecem atenção.

“De todo modo, com ou sem esses indícios, a recomendação é de que, a partir dos 35 anos, a pessoa passe por uma avaliação cardiológica pelo menos uma vez ao ano. Quem tem histórico de doenças cardíacas na família deve estar ainda mais atento e começar as avaliações mais cedo”, frisa ela.

Como é feito o diagnóstico?

A Dra. Thais Maia trabalha com diversas formas para avaliar a saúde cardíaca de seus pacientes:

ELETROCARDIOGRAMA - Exame de base da Cardiologia, capaz de detectar arritmias, infarto do coração, sinais sugestivos de aumento do coração. Está indicado para todo paciente com doença cardiovascular e até mesmo pessoas saudáveis que irão iniciar seus controles ou realizar cirurgias.

Cb image default
Dra. Thais Maia detalha os métodos para a realização das avaliações cardiológicas - Ao fundo, a esteira utilizada nos testes ergométricos - Imagem: Acácio Gomes 

MAPA - É a monitorização ambulatorial da pressão arterial com a colocação de um equipamento no paciente e que afere a pressão arterial por 24h. Ele é útil para investigar, acompanhar e diagnosticar hipertensão arterial.

HOLTER – Monitora 24h o ritmo do coração para diagnosticar possíveis arritmias.

TESTE ERGOMÉTRICO - É feito por meio de uma esteira e avalia a capacidade funcional do paciente, analisa como a pressão arterial, a frequência cardíaca e o ritmo do coração reagem diante do esforço físico e também investiga possível doença coronariana que é a causa do infarto do coração!

ARTÉRIS/VOP - É uma novidade trazida pela Dra. Thais a Nova Andradina e serve para avaliar a velocidade de onda de pulso e tem como objetivo diagnosticar o envelhecimento cardiovascular. Ele também afere a pressão arterial central, ou seja, mais próxima do coração, sendo então capaz de perceber o nível de rigidez arterial e se há comprometimento cardiovascular.

“Todos esses são métodos muito eficazes para avaliar a condições cardíacas dos nossos pacientes e estão disponíveis aqui na Clínica Center Med”, afirma a especialista, que atende desde adolescentes, a partir dos 14 anos, até pessoas da terceira idade.

A cardiologista

Cb image default
Médica diz que ama sua profissão e que não se vê atundo em outra área que não seja o cuidado com as pessoas - Imagem: Acácio Gomes   

Dra. Thais Maia é natural de Nova Andradina. Filha do saudoso médico ortopedista Dr. Thales Maia e de Jane Maria Maia, assistente social que sempre atuou na área da saúde do município, ela sempre teve ótimas referências e desde cedo optou pela medicina. “Meu irmão havia começado a cursar medicina um ano antes de mim e isso também me inspirou”, revela.

“Não me vejo atuando em outra área. A Cardiologia é um desafio e posso dizer que ela me escolheu. Amo muito o que faço e procuro sempre estudar e me atualizar para oferecer o meu melhor a meus paciente e a nossa cidade”, explica Thaís, que se formou em 2013 em Assunção (PY) e revalidou seu diploma no Brasil, conforme os critérios do Ministério da Saúde.

Sempre em busca de aperfeiçoamento, vale destacar que, em outubro de 2022, Dra. Thais Maia participou do Congresso Mundial de Cardiologia, realizado no Rio de Janeiro (RJ). “Foram momentos de muita aprendizagem e de grandes encontros”, disse ela ao falar sobre o evento.

Cb image default
Dra. Thais atende de forma particular, pelos convênios Cassems, Oeste Saúde e pelo cartão de descontos Amena - Imagem: Acácio Gomes

Saiba mais

Para saber mais sobre o trabalho da Dra. Thais Maia, as pessoas interessadas podem entrar em contato com a Clínica Center Med, que fica na Rua Walter Hubacher, 1128, celular / WhatsApp (67) 9 9961-2929, no centro de Nova Andradina, sendo que, ela atende de forma particular, pelos convênios Cassems e Oeste Saúde e também pelo cartão de descontos Amena.

A cardiologista também está presente no Instagram @drathaismaiacardio com várias dicas de saúde e curiosidades.

Além da Clínica Center Med, Dra. Thais Maia também atua no Hospital Cassems de Nova Andradina e no Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba.

Cb image default
Clínica Center Med fica na Rua Walter Hubacher, 1128, centro de Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes

PUBLICIDADE

Cb image default
Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.