Buscar

Nova Andradina: Clínica Animal Especialidades Veterinárias recebe estagiária eslovaca que estuda na República Tcheca

Cb image default
Júlia Gaálová é da Eslováquia e estuda Medicina Veterinária na República Tcheca. Na foto, ela aparece ao lado do responsável pelo estágio, Dr. Evandro Trachta - Imagem: Acácio Gomes

Entre os meses de julho e agosto, a Clínica Animal Especialidades Veterinárias, de Nova Andradina, recebeu a visita de uma estagiária do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Ciências Veterinárias de Brno, na República Tcheca, instituição fundada em 1919.

Júlia Gaálová, de 23 anos, é da Eslováquia e estuda na República Tcheca. Ela está no final do 4º ano e, por meio da um projeto da União Europeia, que libera recursos para que estudantes adquiram conhecimentos e experiências em outros lugares do mundo, conseguiu o estágio no Brasil.

Ela conta que o responsável pelo projeto na Universidade de Ciências Veterinárias de Brno, na República Tcheca, é o professor Ivan Literak, que foi orientador de doutorado do Dr. Evandro Trachta, da Clínica Animal, entre 2003 e 2007 e que isso contribuiu para que ela escolhesse desempenhar o estágio em Nova Andradina.

Sobre a escolha pela Medicina Veterinária, Júlia explica que, quando mais jovem, fez um intercambio na Colômbia e morou em uma fazenda, onde teve muito contato com animais e, naquela época, tomou a decisão de estudar para atuar neste segmento, tendo total apoio de sua família.

Com relação ao estágio no Brasil, a estudante afirma que diversos pontos relacionados à Medicina Veterinária por aqui são bem diferentes dos que ela está acostumada na Europa. “Não estou, de modo algum, falando do mal da minha terra, mas por lá, os tutores levam os animais para fazerem procedimentos, viram as costas e vão embora. Já aqui há mais contato entre tutores e profissionais. Os veterinários costumam explicar o que precisa ser feito, quais as técnicas serão utilizadas, enfim, há uma interação bem maior, com mais envolvimento, e isso chamou bastante a minha atenção”, pontua Júlia Gaálová.

Estagiária acompanhou o dia a dia da clínica e vivenciou diversos momentos de interação com a equipe - Imagens: Acácio Gomes

Ainda nessa linha, a estagiária disse que as pessoas aqui são bastante carinhosas e receptivas. “Fui acolhida por toda a equipe de uma forma especial, não apenas aqui em Nova Andradina, mas também em clínicas que tive a oportunidade de conhecer em outras localidades como em Dourados, Campo Grande e Santa Catarina. Meu estágio seria apenas em Nova Andradina, mas o Dr. Evandro fez alguns contatos e conseguiu organizar uma agenda para que eu conhecesse clínicas veterinárias nestas outras localidades”, explica ela.

Dr. Evandro, responsável pelo estágio, afirmou estar muito satisfeito. “A Júlia tem um conhecimento muito grande, demonstra interesse em aprender sempre mais e se deu super bem com a nossa equipe. Isso é uma via de mão dupla, pois ela aprende com a gente e nós, com certeza, também aprendemos muito com ela”, afirma o médico veterinário ao detalhar que a estagiária acompanhou situações delicadas, cirurgias complexas e também casos oncológicos, repassando também aos profissionais da clínica diversos conceitos da Medicina Veterinária da República Tcheca.

Evandro afirma esperar que com o estágio de Júlia, seja aberta uma ponte entre a Universidade de Brno e a Clínica Animal para que outros estudantes possam também participar de estágios. “Esperamos que a Júlia fale bem de nós lá para que outros estudantes manifestem interesse em vir para cá”, disse ele em tom bem-humorado, ao complementar que espera que seja firmado também um vínculo com a Universidade de Kosice, na Eslováquia, para que estagiários de lá também venham ao Brasil.

Júlia Gaálová esteve no Brasil de 04 de julho até 22 de agosto, quando retornou para a Europa.

Ainda sobre estágios na clínica

A possibilidade de abertura definitiva deste canal de estágio envolvendo o Brasil, a República Tcheca e a Eslováquia, não fecha, de forma alguma, as oportunidades para que estudantes locais de Medicina Veterinária possam estagiar na Animal Especialidades Veterinárias, sendo que, ao longo dos anos, diversos discentes já atuaram clínica.

Um dos exemplos é o estagiário Reginaldo Dias, de Nova Andradina, que frequenta, em Dourados, o 10º semestre do curso. “Desde criança eu já tinha o desejo de fazer Medicina Veterinária e posso dizer que cursá-la é um grande privilégio. Há quase dois anos eu estou aqui na clínica fazendo um estágio sob a supervisão do Dr. Eduardo Alda e essa é uma experiência que tem me proporcionado muito conhecimento prático”, explica.

Cb image default
Estagiário Reginaldo Dias destaca experiências práticas proporcionadas pela Animal Especialidades Veterinárias - Imagem: Acácio Gomes

Reginaldo classificou a estrutura da Animal Especialidades Veterinárias como muito completa e afirmou que entre os momentos que ele mais aprecia no dia a dia da clínica estão as cirurgias.

A Animal Especialidades Veterinárias informa, inclusive, que oferece vagas para alunos de graduação que estejam na fase de estágio curricular obrigatório (conclusão de curso).

A clínica

Em 2023, a Animal Especialidades Veterinárias completou 27 anos de atuação em Nova Andradina e sua equipe comemora o fato de a clínica ter se tornado referência no segmento, atendendo pets convencionais, como os cães e gatos, e os não convencionais, como aves, peixes, hamsters, coelhos e répteis.

A responsável pela clínica, Dra. Ivette Carla explica que o diferencial da Animal são as especialidades, como por exemplo, Oftalmologia, Ortopedia, Odontologia, Clínica de Felinos, Dermatologia, Anestesiologia e Clínica Médica de Pets Não Convencionais, com a realização de consultas, exames laboratoriais, diagnósticos por imagem, tratamentos clínicos e realização de cirurgias de média e alta complexidade.

Cb image default
Cb image default
Equipe da Clínica Animal Especialidades Veterinárias - Imagens: Divulgação

“Realizamos exames de Radiografia Digital Convencional e Radiografia Digital Contrastada, Ultrassonografia, Eletrocardiograma, e contamos com o Centro de Diagnóstico Veterinário (CENDVET), que é um laboratório terceirizado para realização de exames e que funciona dentro da clínica, inclusive atendendo também outras empresas. Com equipamentos modernos, esse laboratório pode fornecer resultados de exames, muitas vezes, dentro de apenas 15 ou 20 minutos”, afirma.

Além disso, a Animal Especialidades Veterinárias também disponibiliza Fisioterapia e terapias complementares como Ozonioterapia, Acupuntura e até mesmo técnicas chinesas e indianas.

Animal Especialidades Veterinárias conta com estrutura ampla, equipamentos avançados e profissionais capacitados - Imagens: Acácio Gomes

Odontologia

A Dra. Sarah Oliveira, que também faz parte da equipe, aproveitou a oportunidade para destacar o serviço de Odontologia de Pequenos Animais com o tratamento periodontal, extração de cálculos e placas bacterianas.

“Também trabalhamos com endodontia, conhecida como canal, realizamos a remoção de cáries e extrações de dentes comprometidos quando necessário, além de procedimentos mais complexos como próteses. Vale destacar que tudo é feito com muito cuidado e com a utilização de anestesia inalatória”, pontua.

Cb image default
Dra. Sarah Oliveira alerta sobre importância dos cuidados odontológicos com relação aos animais - Imagem: Acácio Gomes

Sarah também explica que a clínica inclusive conta com exame de radiografia antes dos procedimentos quando necessário, bem como outros diagnósticos.

A médica veterinária alerta que a recomendação é que os animais sejam levados pelos tutores para realização de avaliações preventivas a cada seis meses. “Há muitas bactérias que se alojam nas bocas dos pets e elas podem entrar na corrente sanguínea afetando vários órgãos. Assim como acontece conosco, seres humanos, a saúde dos animais também começa pela boca”, finaliza.

Atendimento

A Animal Especialidades Veterinárias atende de forma particular e é conveniada ao cartão Amena PET, que proporciona 20% de desconto nos serviços próprios e 10% de desconto nos serviços terceirizados.

Há também uma parceria firmada junto à Cooperativa de Crédito Sicredi para o parcelamento dos procedimentos em até 10 vezes com juros mais acessíveis do que os praticados pelas operadoras de cartões de crédito.

O expediente da clínica ocorre de segunda a sexta-feira das 08h às 11h e das 13h às 17h, sendo que, os procedimentos oftalmológicos são realizados das 13h30 às 19h. Já aos sábados, o atendimento é das 08h às 11h, porém, há também plantão para atendimentos em horários alternativos.

Para saber mais, as pessoas interessadas podem fazer uma visita na Rua Sete de Setembro, 1467, centro de Nova Andradina, ou entrar em contato pelo telefone (67) 3441-2467 e WhatsApp (67) 9 9978-1083. É possível também acompanhar a Animal Especialidades Veterinárias pelo Facebook @animalclinicaveterinaria e pelo Instagram @animalclinicavet.

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes

PRODUÇÃO:

Cb image default

PUBLICIDADE

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.