Publicado em 25/12/2023 às 14:22, Atualizado em 25/12/2023 às 18:22

Nova Andradina e demais cidades de MS estão sob alerta de tempestade

Bárbara Ballestero , Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Arquivo Nova News

Todas as cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo Nova Andradina, encontram-se sob  alerta  de perigo potencial de tempestade, conforme informações meteorológicas divulgadas na manhã desta segunda (25), pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Este aviso visa informar a população sobre a iminência de condições climáticas adversas que podem trazer riscos à segurança e exigir precauções adicionais.

Segundo as previsões meteorológicas, existe a possibilidade de ocorrência de chuvas intensas, com índices variando entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros ao longo do dia. Além disso, espera-se a presença de ventos vigorosos, com rajadas que podem alcançar de 40 a 60 quilômetros por hora, e a probabilidade de queda de granizo.

No caso de confirmação da tempestade, é aconselhável que a população adote medidas preventivas. Evitar abrigar-se sob árvores é essencial, devido ao risco leve de queda e descargas elétricas associado a essas condições. Recomenda-se também não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, visando minimizar possíveis danos causados pelos ventos intensos.

Adicionalmente, é prudente evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o período da tempestade. Tais precauções são cruciais para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade diante das condições meteorológicas adversas que se aproximam.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu ainda na manhã de Natal,  um segundo alerta para Mato Grosso do Sul, abrangendo 55 municípios, incluindo a capital, Campo Grande. Este alerta é classificado como  "perigo" de ocorrência de tempestades.

Nessas áreas, espera-se que o vento atinja níveis mais intensos, com rajadas podendo alcançar até 100 quilômetros por hora, e a ocorrência de chuvas atingindo até 60 milímetros por hora. 

Os municípios abrangidos por este segundo alerta são: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, e Ivinhema.

Além de Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

Ambos os alertas permanecem válidos até às 10h de terça.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO