Publicado em 12/12/2021 às 06:09, Atualizado em 13/12/2021 às 09:29
Proposta é de autoria dos vereadores Arion Aislan (PL), Márcia Lobo (MDB), Cida do Zé Bugre (PL) e Gabriela Delgado (PSB)
Com a finalidade de incentivar a amamentação e ofertar apoio nutricional às mães em vulnerabilidade social, a Prefeitura de Nova Andradina realizou a entrega de cartões do Programa Alimentação Complementar Para Aleitamento Materno - Mamãe Saudável, Bebê Feliz -- A GALERIA COM TODAS AS FOTOS DO EVENTO ESTÁ DISPONÍVEL AQUI.
A solenidade foi realizada no Centro de Convenções nesta manhã (10). No local, as mamães receberam das mãos do prefeito Gilberto Garcia e da primeira-dama, Joana Darc, um cartão com o equivalente a R$ 300,00, referente a duas parcelas do benefício (meses de novembro e dezembro). O valor financeiro mensal é de R$ 150.
O programa, que tem caráter definitivo e não provisório, visa atender as lactantes que estão em situação vulnerável no município, beneficiárias por programas sociais. É um cartão válido até a criança completar 1 ano, exclusivo para comprar gêneros alimentícios.
Representando todas as lactantes inseridas no programa, Camila Saiuri, ressaltou a importância desse programa na sua vida. "Sou mãe da Luna, de 2 meses, e da Alessandra, que completou 2 anos. A Luna nasceu de 7 meses de gestação, mas está forte e super saudável. E a Alessandra nunca ficou doente. Pra nós, mães, previne o câncer de mama. Então, gostaria de falar para as mães: amamentem!, é bom pra nós, mulheres, e mais ainda para os nossos bebês".
A subsecretária Aline Janaina Giunco parabenizou a iniciativa do governo municipal pela implantação deste programa, pioneiro no estado de MS e no país. "Nos últimos anos houve uma diminuição do aleitamento materno por vários fatores, então, é uma forma de contribuir para uma alimentação mais adequada e saudável tanto para mamãe quanto o bebê, e ainda reduz a mortalidade infantil", ressaltou a representante do Comitê Estadual de Estímulo ao Aleitamento Materno de Mato Grosso do Sul.
A primeira-dama Joana Darc contou sobre a sua experiência de amamentar seus dois filhos. "Ambos nasceram de parto normal e amamentados até os 2 anos de idade. O leite materno fortalece a imunidade da criança. Alimentar-se bem e tomar muita água é importante para quem está amamentando, porque hidrata a mamãe e a ajuda a produzir mais leite. Estou orgulhosa do prefeito por essa iniciativa, porque nossas mães estarão amparadas e terão condições de comprar frutas e alimentos".
Julliana Ortega agradeceu ao prefeito por mais essa ação social. "Isso só aconteceu porque nosso prefeito tem o olhar e a preocupação com as pessoas mais vulneráveis. Dar melhores condições para as lactantes, logo nos primeiros meses de vida de seu bebê, é mais que um incentivo à amamentação, é garantir que a mãe tenha um reforço nutricional que garanta o aleitamento materno", destacou a titular da secretaria de assistência social.
O prefeito Gilberto Garcia explicou detalhes sobre o funcionamento do programa e colocou as Secretarias de Finanças juntamente com a Assistência Social, para atender a demanda das famílias que precisam deste auxílio financeiro.
"Essas crianças são o futuro de Nova Andradina, temos que cuidar, amar. O valor de 150,00 é simbólico, mas mostra o carinho e respeito que temos com todas as mamães e bebês. Façam bom aproveito deste benefício. Tenho a certeza de que se a mãe estiver saudável, a criança vai estar melhor. E Nova Andradina vai estar melhor que antes e terá um futuro ainda melhor se depender deste governo".
Também fizeram parte da plataforma de honra o presidente da Câmara, Leandro Fedossi, vereadores Arion Aislan e Fábio Zanata, deputado estadual Renato Câmara, assessor do governo no Vale do Ivinhema, Marcio Pezão, a primeira-dama de Ivinhema, Samara Ferro, vice-prefeita de Ivinhema, Angela Casaroti, a representante do comitê de Dourados, Nayara Niz Barcelos, secretários e servidores municipais.
Sugerido pela Câmara*
Apresentada em abril desse ano, na 7ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa, a Indicação 154/2021, que sugere a implantação do Programa Alimentação Complementar para Aleitamento Materno, se tornou realidade em Nova Andradina.
A proposta de autoria dos vereadores Arion Aislan (PL), Márcia Lobo (MDB), Cida do Zé Bugre (PL) e Gabriela Delgado (PSB) resultou no Projeto de Lei 19/2021, do Executivo municipal, aprovado por unanimidade pela Casa de Leis em agosto, durante a 24ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa.
Após os processos legislativos, o Programa Alimentação Complementar para Aleitamento Materno "Mamãe Saudável, Bebê Feliz" foi oficializado nessa sexta-feira (10) em solenidade realizada no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa, ocasião em que foram entregues os cartões para as 64 mães contempladas nessa fase. (*Assessoria de imprensa do Poder Legislativo).