Buscar

Nova Andradina: Instituições públicas realizaram encontro para tratar sobre violência no trânsito

Imagens: Divulgação

Na quarta-feira, dia 24 de maio de 2023, diversos órgãos públicos se reuniram na sala de aula do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente para discutir o problema crescente dos casos de acidentes de trânsito na área urbana da cidade de Nova Andradina. Dados estatísticos apresentados no encontro mostram que houve majoração anual do número de ocorrências de trânsito nos últimos dois anos. Enquanto em 2021 foram registrados 496 acidentes, em 2022 foram 551. Este ano, as ocorrências já somam 191 episódios, com um óbito.

A evolução progressiva de incidentes de trânsito tem diversas causas, de acordo com os especialistas que participaram da reunião. O major Pablo, comandante local dos bombeiros, destaca que o fator humano é, de longe, o principal motivo dos acidentes. “Por mais que sejam necessárias melhorias no sistema de malha viária urbana e por mais que alguns eventos sejam causados por falha mecânica, sem sombra de dúvidas a imprudência e a negligência humana são as fontes da maioria dos cenários de ocorrências”, observa o oficial.

O professor da UFMS Fabiano Greter pontua que a transformação social vertiginosa de Nova Andradina nas últimas décadas, cujo resultado é a expansão urbana, aliada ao movimento dinâmico de deslocamentos em virtude da expansão do número de habitantes, explica o fenômeno do aumento da violência no trânsito. Como forma de propor soluções para essa tragédia que vitimiza milhares de pessoas todos os anos, ele realça que “o objetivo do encontro público é promover políticas públicas que possam conscientizar as pessoas e oferecer educação continuada como forma de prevenção”.

A análise sobre o assunto utilizou como parâmetro dados estatísticos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar (3ºSGBM/Ind), Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e Polícia Militar de Trânsito (8º Batalhão de Polícia Militar). A grande preocupação das autoridades públicas é a consequência do impacto dos acidentes de trânsito urbano. Conforme observa o Diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Nova Andradina, Major José Sobrinho, a escalada dos eventos relacionados ao trânsito tem como produto os óbitos não naturais e o impacto nos serviços de saúde. “Além das mortes trágicas e pessoas sequeladas, existe a implicação financeira vultosa com gastos para recuperação e tratamento das vítimas no Sistema Único de Saúde”, afirma.

Existe consenso entre as autoridades públicas de que mais de 90% dos acidentes de trânsito nas cidades poderiam ser evitados e, dessa forma, muitas vidas serem salvas com ações mínimas de prudência e respeito às leis de trânsito. Com essa perspectiva, os participantes do evento discutiram formas de se possibilitar fluxo viário seguro entre pedestres, veículos, motocicletas e bicicletas elétricas em Nova Andradina. Neste aspecto em especial, o Tenente Thomaz, responsável pelo policiamento de trânsito na cidade, clarifica que tem aumentado os casos de acidentes com bicicletas elétricas e que “existem requisitos mínimos de segurança para quem as utiliza, como capacete, sinalização noturna dianteira e traseira e retrovisor”.

A reunião foi finalizada com a proposição de ações para melhorar a segurança no trânsito em Nova Andradina e, entre elas, destacam-se: aprimorar sinalização horizontal e vertical das vias públicas; instalar redutores de velocidade; realizar fiscalização orientativa e coercitiva através de blitz; criar rotatórias em pontos críticos; instalar semáforos em locais com muito acidentes; realizar palestras preventivas para estudantes e divulgar na imprensa local informações sobre educação no trânsito. O resultado do encontro será transformado em documento, o qual será apresentado para autoridades públicas com poder de decisão para solucionar as demandas, como Prefeitura Municipal de Nova Andradina e Câmara Municipal.

Participaram da reunião as seguintes entidades e órgãos públicos: Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, UFMS, Hospital Regional, Hospital Cassems, Câmara Municipal, Polícia Militar Estadual Rodoviária, Conselho Comunitário de Segurança, Serviço Móvel de Urgência e Emergência, Departamento Municipal de Trânsito e Departamento Estadual de Trânsito, Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura de Nova Andradina. (Matéria produzida com a colaboração do major Pablo Diego).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.