Neste mês, Nova Andradina participou do “II Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso do Sul”, evento promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e pelo Ministério Público do Trabalho no MS, com apoio do Movimento Nacional Eu Sou Catador de Materiais Recicláveis (MESC), do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
Com a reunião de autoridades do Judiciário, profissionais do meio acadêmico, ativistas da defesa do meio ambiente e lideranças comunitárias que atuam na reciclagem e gestão de cooperativas de catadores de recicláveis, Nova Andradina esteve representada pela engenheira ambiental da Prefeitura, Naiara Almeida e dos representantes da Associação de Catadores de Recicláveis de Nova Andradina, Paulo Sérgio Gonçalves e Crislaine Areco de Souza.
Durante os debates e palestras discorridos na programação, foram apresentados os obstáculos, desafios e experiências da atividade do setor. Os representantes de Nova Andradina tiveram a oportunidade de expor a realidade local, destacando a parceria entre prefeitura e associação de catadores que tem apresentado avanços, ainda que gradativos.
Naiara destacou que o evento foi uma oportunidade para compartilhar ideias e dar visibilidade e importância ao trabalho dos catadores. "Foi um momento de grande valia para todos nós participantes, sejam os próprios catadores, sejam os profissionais que trabalham no suporte da atuação das associações e cooperativas. Além do poder público, este apoio tem de ser dado também pela sociedade em geral", destaca a servidora da Prefeitura de Nova Andradina.
Mesas e palestras
A Mesa 1 deu início à programação do evento e expôs o tema “Logística reversa e apoio aos catadores”. A palestra foi ministrada pela Diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thais Barbosa de Azambuja Caramori; e pela Coordenadora de Organizações de Catadores na EuReciclo, Allana Cardoso Bittencourt.
O tema “Operação e gestão de cooperativas e associações de catadores – requisitos mínimos e boas práticas” foi abordado na Mesa 2. Discorreram sobre o assunto a Presidente da Atmaras/MS, Gilda Macedo; e os representantes do MNCR e MESC, Fagner Antônio Jandrey e Cleusimar Alves de Andrade, respectivamente.
À tarde, o evento teve continuidade com a Mesa 3 sobre “Contratação das Cooperativas e Associações pelo Poder Público Municipal – necessidade e boas práticas”. A palestra foi ministrada pelo Secretário de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, Cleber Canteiro; pelo Diretor da Central de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Pimenta Bueno, Marcelo Teixeira Portella; e pela representante da Divisão de Ação Ambiental da Itaipu Binacional, Leilane Soares Pereira.
Em seguida, a Mesa 4 abordou sobre a “Atuação das cooperativas e associações na temática dos grandes geradores”. Discorreram sobre o tema o Gerente de Fiscalização e Monitoramento Ambiental da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Heltton Alves Guimarães; os representantes do MESC e MNCR, Lindaci Soares, Aline Souza da Silva e Fagner Antônio Jandrey; e o Diretor-Presidente da Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis (Conatrec), Telines Basílio do Nascimento Júnior.
A palestra sobre “Discussão de casos em MS” fez parte da Mesa 5. O tema foi apresentado pelo Diretor de Operações do Instituto Recicleiros, Rafael Henrique Siqueira Rodrigues; pelo Gerente de Coprocessamento Global da InterCement Brasil, Cristiano Ferreira; e pelo Presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul (OCB/MS), Celso Ramos Régis.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.