Um grande depósito de entulho se formou dentro de pouco tempo à margem do anel viário da MS-134, em Nova Andradina, próximo ao Residencial Edson Zanata e à Chácara de Retiro Divina Providência.
O fato chamou a atenção de alguns moradores, que acionaram a equipe do Nova News, sendo que, a reportagem constatou que cerca de 150 caçambas de entulho teriam sido despejadas no local.
“Será que pode jogar entulho aí. Ao lado da pista”, questionou um morador. Outro cidadão relatou que há alguns dias tinha um pouco de material no local, mas que, rapidamente, a área foi tomada pelo descarte dos resíduos.
Outros cidadãos ouvidos pela reportagem cobram mais fiscalização por parte do Poder Púbico. “Alguma empresa joga isso aqui e ninguém faz nada? Tem crianças que ficam brincando aqui. Esse entulho é cheio de pontas de ferro e graves acidentes podem ocorrer”, alertou uma mulher.
Segundo a Lei de Política de Resíduos Sólidos, jogar lixo urbano, entulhos e outros materiais de forma irregular em locais abertos constitui infração e pode acarretar na responsabilização dos autores.
Na manhã desta terça-feira (12), o Nova News repassou o caso à Polícia Militar Ambiental (PMA) de Batayporã, sendo que, nas próximas horas, uma equipe deverá fazer uma vistoria no local para verificar as condições do descarte e, caso sejam constatadas irregularidades, tentar apurar a origem dos resíduos e tomar as medidas cabíveis.
Além da questão ambiental, vale destacar que o local onde ocorreu o descarte dos entulhos constitui a chamada faixa de domínio, que é a área sobre a qual se assentam todos os elementos que compõem uma rodovia e que é constituída pelas pistas de rolamento, canteiros, acostamentos, faixas laterais de segurança e que segue até as cercas ou alinhamentos que separam a estrada dos imóveis que margeiam a via.
O Nova News entrou em contato também com a Regional de Nova Andradina da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul), onde obteve a informação de que o órgão já tomou conhecimento do fato.
Segundo a equipe local, o caso foi repassado para o Setor de Faixa de Domínio, que fica em Campo Grande, para que as devidas verificações, no âmbito do órgão estadual, sejam realizadas.
O Nova News acompanha o caso e fica à disposição dos órgãos envolvidos para noticiar os desdobramentos do caso.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.