Publicado em 10/05/2023 às 12:19, Atualizado em 10/05/2023 às 16:22
Na última semana, a secretaria de assistência social, por meio da coordenadoria de políticas públicas para a mulher, promoveu duas diferentes palestras: “Assédio Moral e Sexual no Trabalho” e “Redução da Morte Materna e Saúde da Mulher”. Os temas fazem parte das campanhas “Mês da Mulher Trabalhadora” e “Oficina dos Sonhos”.
Iniciando as ações a serem desenvolvidas neste mês, a advogada Jéssica Ferranti ministrou palestra sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, no auditório Felipe Marino Palagano. Com público majoritariamente masculino, Jéssica pontuou condutas indevidas que são qualificadas como assédio, muitas vezes não identificadas pela vítima e pelo próprio agressor.
Ainda, o evento contou com a presença de Gilberto Garcia, chefe do Executivo, Leandro Fedossi, presidente da Câmara, Delma Prado Cavalcante e Júlio César Castro Marques, secretários de assistência social e infraestrutura, Cida Valdez, Gabriela Delgado e Márcia Lobo, representantes da procuradoria da mulher, Daniel Bastos, procurador na Prefeitura de Nova Andradina e policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar.
Posteriormente, seguindo o calendário de lutas da coordenadoria da mulher, gestantes e mães dos projetos Oficina dos Sonhos e Bem Nascer – iniciativa abraçada pela primeira-dama Joana Darc Bono Garcia, tiveram roda de conversa com o tema “Redução da Morte Materna e Saúde da Mulher”, fomentando ações voltadas a saúde das mães e gestantes, além de distribuir lembranças às mulheres presentes.
Segundo Arlethe Matos, coordenadora de políticas públicas para mulher, as ações visam não somente cumprir calendário especial do mês de maio, mas contribuir para a saúde mental, emocional e física do público feminino: “Conscientizar os homens sobre as inúmeras formas de assédio é imprescindível. Muitas vezes, o tema é banalizado, ou a própria figura masculina age sem a consciência de que está cometendo um crime”, explicou a coordenadora.
Ademais, Ingrid Travain, enfermeira, coordenadora de saúde da mulher e mediadora na roda de conversa da Oficina dos Sonhos e Bem Nascer, ressaltou a importância do evento: “Tivemos uma manhã de muita troca de experiências e informações com mães e gestantes. Na oportunidade, tratamos sobre a morte materna, planejamento familiar e a importância da amamentação. Agradecemos a secretaria de assistência social, juntamente com a secretaria de saúde, por promover estas ações, que são fundamentais para o bom desenvolvimento da gestação e primeiros anos de maternidade”, relatou Ingrid.