Publicado em 04/04/2025 às 16:18, Atualizado em 04/04/2025 às 20:20

Nova Andradina mobiliza sociedade para dar voz e visibilidade ao autismo

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação

Em um país onde o desconhecimento ainda é barreira para a inclusão, Nova Andradina dá um passo à frente no combate ao preconceito e na valorização das diferenças. Com a chegada do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura iniciou uma ampla programação voltada à visibilidade, inclusão e qualificação dos serviços públicos oferecidos à comunidade autista.

A abertura oficial das atividades ocorreu nesta quinta-feira (03), no Centro de Convenções Silvio de Sousa, com a inauguração do Espaço Sensorial, um ambiente cuidadosamente preparado com caminhos de areia, pedras, grama e tecidos, criado para estimular os sentidos e proporcionar experiências positivas às crianças autistas.

O evento contou com a presença do prefeito Dr. Leandro Fedossi, do vice-prefeito Arion Aislan acompanhado por Carini Teixiera, secretárias municipais Cida Valdez (Cidadania e Assistência Social) e Jozeli Chulli (Saúde), vereadores Márcia Lobo, Gabriela Delgado e Dito Machado e comunidade em geral.

Em sua fala, o chefe do Executivo destacou a importância de ampliar o acesso à informação e olhar com mais empatia para as necessidades das pessoas com TEA. “Este é um momento de sensibilização, informação, acolhimento e de garantir um atendimento mais qualificado e respeitoso às famílias atípicas”, afirmou Dr. Leandro.

Além da vivência sensorial, a programação trouxe uma palestra acessível e esclarecedora com o médico Samuel Massaroto sobre os Sinais e Sintomas dos Transtornos de Neurodesenvolvimento Infantil, seguida por uma roda de conversa emocionante com pais atípicos, que compartilharam vivências, desafios e superações.

A programação do Abril Azul é coordenada pelas secretarias municipais de Cidadania e Assistência Social (Semcias), Educação, Cultura e Esporte (Semec) e Saúde, e contempla uma série de atividades ao longo do mês. Entre os destaques estão a Caminhada Passos pela Inclusão, neste sábado (5), Sessão Estrela de Cinema (dia 11) - com horários adaptados para crianças típicas e atípicas, palestra sobre reabilitação no autismo que ocorrerá dia 25 no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e a Sessão Solene de encerramento (dia 29).

Com ações ao longo de todo o mês, a campanha busca não apenas sensibilizar a população, mas também capacitar os profissionais que atuam diretamente com o público autista, promovendo um atendimento mais humano, assertivo e respeitoso.