A moradora de Nova Andradina, Luciana Bispo do Rosário Alves, de 43 anos, que sofre com um grave problema no esôfago há cerca de quatro anos, disse ao Nova News, nas últimas horas, que vai passar por cirurgia de correção nesta sexta-feira (28), no Hospital Universitário (HU), em Dourados. “Estou muito ansiosa, mas, ao mesmo tempo, tranquila e confiante”, afirmou ela em contato com site via WhatsApp.
Conforme já noticiado pelo site, a moradora do Bairro Argemiro Ortega sofre, desde 2019, com uma hérnia no esôfago, sendo que, a deformidade no tubo que liga a garganta ao estômago a impede de se alimentar normalmente e também de se hidratar, pois, geralmente ela vomita quase tudo o que ingere.
O problema de saúde afeta tanto Luciana que ela chegou a registrar uma perda expressiva de peso em decorrência da doença, passando de 140 kg para apenas 50 kg, além de fraqueza constante.
No dia 17 de março desse ano, ela foi personagem de uma matéria produzida pelo Nova News, mostrando seu drama e divulgando uma vaquinha on-line organizada pela família para tentar conseguir a cirurgia pela rede particular, uma vez que, segundo familiares, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a espera seria por tempo indeterminado.
Logo após a publicação, o caso dela na rede pública parece ter andado e, no dia 20 de março, ela conseguiu ser avaliada por um especialista em Dourados.
Ainda em março, o secretário municipal de Saúde, Hernandes Ortiz, disse que desde que assumiu a Secretaria vem trabalhando no caso de Luciana. “Ela já passou por vários exames e nós já mantivemos contato com uns 20 médicos para falar sobre o assunto. Estamos batalhando e, claro, fica nossa torcida para que a partir dessa avaliação pela qual ela passará em Dourados tenhamos condições de ajudar na resolução da situação dela”, pontuou ele naquela oportunidade.
Após a avaliação, a paciente foi internada para ganhar mais resistência, passou por exames e, por fim, teve sua cirurgia marcada para esta sexta (28). Segundo ela, a operação é considerada de grande porte. “Meu esôfago vai ser todo retirado e substituído por outro tecido do meu corpo. Pelo que o médico me explicou, vão ser mais de quatro horas de trabalho e depois vou precisar me recuperar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, afirmou.
“Agradeço ao secretário de saúde, a toda a equipe que está cuidando de mim e a todos que têm me colocado em suas orações. A felicidade é muito grande por saber que meu sofrimento está terminando. Se Deus quiser vai correr tudo bem”, finalizou Luciana.
Nesta sexta-feira (28), após o procedimento, familiares de Luciana devem entrar em contato com o Nova News para que o caso seja atualizado.
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.