Buscar

Nova Andradina: Padre Celso da Cruz fala sobre Quaresma e Campanha da Fraternidade

Cb image default
Padre Celso Vieira da Cruz detalha a Campanha da Fraternidade 2023 - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Nesta Quarta-Feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro, tem início para os cristãos católicos a Quaresma, período de aproximadamente 40 dias que antecede a Páscoa, que é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo e, no tempo quaresmal, acontece também a Campanha da Fraternidade (CF), realizada desde 1964 e que propõe reflexão e ação com relação a temas específicos, sendo que, para 2023, foi escolhida a questão da fome.

Em Nova Andradina, o padre Celso Vieira da Cruz, pároco e reitor do Santuário Diocesano Imaculado Coração de Maria, recebeu a equipe do Nova News para falar sobre a CF-2023: Fraternidade e Fome - “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mateus 14,16) e também sobre a Quaresma.

Quarta-Feira de Cinzas

Falando sobre a Quarta-Feira de Cinzas, que, como já informado, marca o início da Quaresma e o lançamento da CF-2023, padre Celso explica que o sentido da celebração é uma imersão na espiritualidade da preparação para a Páscoa.

“As cinzas nos lembram que somos pó e que necessitamos da misericórdia de Deus. Já no antigo testamento vemos relatos de pessoas de fé que, quando necessitavam de reconciliação com o Senhor, se colocavam sobre cinzas e se vestiam de roupas feitas de sacos, como uma forma de abrir mão do seu ego, de seu espírito de grandeza, e de se colocar verdadeiramente à disposição para receber o perdão do Pai”, explica.

Segundo o padre, nesta Quarta-Feira de Cinzas (22), na Paróquia Imaculado Coração de Maria, haverá celebrações às 19h no Santuário, na Comunidade São Francisco e na Comunidade São Pedro.

Cb image default
Imposição das Cinzas - Imagem: Canva

“Todos estão convidados a participar com o coração aberto para que possamos aproveitar esse momento da graça de Deus sobre nossas vidas”, pontua.

O Nova News apurou que na Paróquia São Vicente de Paulo haverá missa às 17h na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes e às 19h na Matriz.

Já na Paróquia São José, as missas ocorrem às 17h na Matriz e às 19h na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Quaresma

Ao detalhar a Quaresma, padre Celso da Cruz qualificou esse tempo como uma oportunidade de voltar para Deus.

“Neste período, a Igreja nos convida de forma mais intensa ao jejum, à oração e à esmola. É claro que não devemos praticar essas virtudes apenas na Quaresma, mas o chamado é para que a gente olhe para a cruz de Cristo com mais amor e que participemos dos sofrimentos do Senhor para podermos participar também de sua ressurreição”, ressalta o padre.

Ele chamou a atenção para a importância do sacramento da Confissão. “Jesus confiou à Igreja a autoridade de perdoar os pecados em seu nome e, dito isso, sabemos que a Confissão é um ato de humildade, um mergulho na misericórdia. Quando pecamos, viramos as costas para Deus e para a Igreja, portanto, quando estamos arrependidos, devemos nos apresentar à Igreja para receber o perdão do Senhor através dela”, detalha.

Cb image default
Quaresma é o tempo que remete ao sofrimento de Cristo em preparação para a celebração da Páscoa, que é a sua ressurreição - Imagem: Canva 

Outra questão levantada pelo padre é a participação mais intensa nas celebrações da Santa Missa. “Pensando nisso, decidimos fazer algumas alterações aqui no Santuário. As Missas que ocorriam todas as noites a partir das 18h30, agora passam a ser celebradas às 19h, o que facilita para que pessoas que trabalham no comércio e nas empresas possam participar. Então, a partir de agora, tem missa se segunda a segunda, às 19h”, frisou.

Segundo padre Celso, também, a partir desse mês de março, todas as quintas-feiras haverá Santa Missa às 06h, com exposição do Santíssimo Sacramento, que ficará disponível durante todo o dia para adoração. “Aproximemo-nos do Senhor e façamos que Ele esteja mais presente em nós, não apenas na Quaresma, mas a partir dela por toda a nossa vida”, conclama.

CF-2023*

No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país, inclusive, aparece no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas (ONU).

A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade que trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro.

No Brasil, a Campanha da Fraternidade é um modo de a Igreja celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade associado à reflexão e ação sobre um tema específico.

Expressão de comunhão, conversão e partilha, a Campanha da Fraternidade desperta o espírito cristão e comunitário na busca do bem comum e renova a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade de irmãos.

Cb image default
Campanha da Fraternidade 2023 aborda a questão do combate à fome - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Padre Celso explica que a Igreja Católica é uma das maiores obras de caridade do mundo, mantendo hospitais, santas casas, asilos, orfanatos, abrigos, casas de recuperação de dependentes químicos, casas do migrante, atuando na coleta e distribuição de alimentos, de roupas, bem como diversas outras ações que ocorrem de forma constante, mas que, à luz da Campanha da Fraternidade 2023, as comunidades devem intensificar ainda mais o apoio aos mais necessitados.

“Neste tempo e a partir da proposta da Campanha da Fraternidade vamos realizar uma intensa ação para arrecadação e doação de cestas básicas a fim de que os mais necessitados tenham acesso ao alimento de cada dia, mas é importante lembrar que não podemos ficar apenas nisso, por existem outras ‘fomes’ na sociedade que também precisam ser saciadas. Há pessoas precisando de uma luz, de uma escuta, de um abraço e cada um de nós, mesmo tendo pouco, podemos ajudar o próximo de alguma forma. Somos chamados a dar sentido à vida do outro e a sermos canais do amor de Deus para as pessoas ao nosso redor. Precisamos sim ajudar a matar a fome aqui e agora, mas também precisamos ser portadores da esperança e da fé”, pontua.

Segundo o padre, o Santuário Imaculado Coração de Maria, por meio do Centro Paroquial de Nova Andradina (CEPANA) fica à disposição para acolher indicações de pessoas que precisam de ajuda material ou espiritual, por meio do telefone / WhatsApp (67) 3441-1547. “Nos comunique que vamos fazer uma visita, levar uma palavra, fazer uma oração e também cuidar para que a ajuda material chegue a quem precise. Por outro lado, quem quiser nos ajudar, fazer uma doação, nos procure. Vamos formar uma grande corrente do bem para que haja cada vez menos fome em nossa sociedade, seja ela material ou espiritual”, finaliza.

Vale destacar que além das ações individuais das paróquias e comunidades por todo o Brasil, haverá também a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, no Domingo de Ramos. Em 2023, a Coleta será realizada no dia 02 de abril. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB, ação responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS). Para saber mais sobre a Campanha da Fraternidade 2023 clique aqui. (Com informações da CNBB*).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.