Publicado em 25/10/2022 às 13:45, Atualizado em 25/10/2022 às 16:48

Nova Andradina: Projeto do IFMS aborda uso de energia limpa e renovável

Ações são desenvolvidas junto a escolas do município, com a realização de oficinas sobre o tema, para profissionais e professores

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Imagem: Divulgação

Uma série de ações realizadas no Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) desde o ano passado buscam conscientizar para a necessidade de utilização de fontes de energia limpas e renováveis, com vistas a preservação ambiental e sustentabilidade.

Intitulado “Despertando cientistas”, o projeto tem foco na energia fotovoltaica e foi contemplado em dois editais de fomento institucional: um voltado a projetos de Extensão, com foco no público externo e concessão de bolsas estudantis e auxílio financeiro, e outro do IFMaker Educador, que se concentra no desenvolvimento de tecnologias educacionais em cooperação com escolas públicas do MS.

O projeto é realizado em parceria com escolas de Nova Andradina. Até agora já foram desenvolvidos materiais paradidáticos, de apoio às atividades do projeto, além de oficinas com estudantes do ensino fundamental e profissionais que atuarão como multiplicadores junto às escolas parceiras.

Mais de mil estudantes do ensino fundamental I de duas escolas municipais – Pingo de Gente e Professor João de Lima Paes – participaram da elaboração de escolha da mascote, que estampa o material produzido nas ações do projeto.

Em votação feita pelo Facebook, o premiado foi o discente da 1a série, da escola Professor João de Lima Paes, Bernardo Augusto Amorim, com 219 votos.

Também na Escola Municipal Professor João de Lima Paes foram promovidas 18 oficinas junto a aproximadamente 600 alunos, apresentando o funcionamento e as características dessa fonte de energia, que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade, com linguagem apropriada ao público-alvo.

Além de esclarecer para a forma de utilização dessa fonte de energia, os participantes também receberam kits temáticos do projeto.

“É muito importante desmistificar o rótulo de que ciências são decorativas e desnecessárias na Educação. Dessa forma nosso objetivo é fomentar produtos educacionais baseados em energia renovável com uso de sistema fotovoltaico e com isso despertar nos estudantes o interesse pela Ciência”, explica a docente de Engenharia Agrícola da unidade e coordenadora do projeto, Grazieli Suszek de Lima.

Multiplicadores – A última ação foi a realização de uma oficina, quarta e quinta-feira, 19 e 20, da semana passada, destinada a formação de multiplicadores, que possam fomentar e difundir o tema, atingindo um número maior ainda de estudantes.

Ministrada por Grazieli e pelos professores do campus, Mauro de Lima, de Engenharia Agrícola, e Wesley Tessaro Andrade, de Engenharia da Computação, nela foram abordados a cultura maker, a utilização de impressoras 3D e o uso da plataforma de apoio.

Participaram dela profissionais das escolas municipais Professor João de Lima Paes, Mundo da Criança e Austílio Capilé Castro, além da Escola Estadual Marechal Rondon. Também foram entregues aos representantes das instituições um kit educacional contendo quatro modelos de funcionamento baseado na energia fotovoltaica.

Eles servirão como apoio para novas oficinas nas escolas, ministradas pelos profissionais multiplicadores. “Com uma programação diversificada, buscamos através da capacitação tornar os agentes educacionais aptos para reproduzir as oficinas em suas escolas, auxiliando os estudantes no entendimento do tema energia renovável com foco na energia fotovoltaica”, informa a professora.

O projeto foi apresentado na Showtec deste ano, em Maracaju, e premiado na edição 2022 da Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova) no mês de outubro.

Além dos professores, atualmente o projeto possui três estudantes bolsistas dos cursos técnicos integrados e de graduação. A ideia é de que o projeto tenha continuidade nos próximos semestres tratando de outras formas de energia limpa e renovável, como a eólica.

Mais informações estão disponíveis na página do projeto “Despertando cientistas”.

IFMaker – É um ambiente colaborativo, facilitador de projeção, produção e consolidação de produtos, por meio da formação complementar em áreas compatíveis, em seus aspectos técnicos, com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelo Instituto Federal.

Trata-se de um espaço, nos campi da instituição, destinado à comunidade e aos estudantes, que prevê a realização de eventos, minicursos e palestras, além de ter projetos com foco na solução de problemas locais.