Na cidade de Nova Andradina, a psicopedagoga Elaine Caseiro é um exemplo de dedicação e de amor à sua profissão. Em recente entrevista ao site Nova News, ela falou sobre seu trabalho e esclareceu pontos importantes sobre sua área de atuação.
Formada há cerca de 10 anos pela antiga Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Nova Andradina, ela disse que atua há 07 anos. “Achei que seria imaturo da minha parte acabar de me formar e iniciar os atendimentos, então, por três anos me dediquei a trabalhos voluntários em sala de aula, já que também sou professora”, explica.
Elaine revela na sala de aula percebia a presença de alunos com dificuldades de aprendizagem, alguns pela indisciplina, os quais ela conseguia aquietar, outros muito tímidos, os quais ela conseguia socializar.
“Vale destacar que o profissional psicopedagogo é o terapeuta do aprendizado e, para isso, no meu caso, utilizo de várias frentes de atuação como psicopedagogia, neuropsicopedagogia, psicomotricidade, musicalização, meditação direcionada e até mesmo arteterapia, já que também sou formada em artes e possuo vários outros cursos que agregam na minha área de atuação”, pontua ela.
Em suas palavras, cabe ao psicopedagogo, investigar as causas das dificuldades de aprendizagem, bem como estudar e promover o desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e comportamental. “Gosto muito da palavra ‘destravar’. Com os métodos certos aplicados corretamente agente ‘destrava’ a criança para que ela consiga se desenvolver. É muito gratificante ver as barreiras e os bloqueios caindo por terra enquanto a gente observa todo o potencial da criança sendo trabalhado”, afirma a psicopedagoga.
Elaine chama a atenção para uma das ferramentas utilizadas por ela para diagnosticar possíveis atrasos ou riscos no desenvolvimento de crianças de zero a seis anos, que é escala Denver II, que consiste na avaliação do comportamento social e pessoal, linguagem e habilidades motoras tidas como típicas do desenvolvimento.
“Com essa avaliação a gente consegue, de certa forma, se antecipar e trabalhar a criança ainda na idade de pré-escola, possibilitando a definição de estratégias para estimularmos o seu desenvolvimento”, explica a profissional.
A psicopedagoga pontua que em seu trabalho é de suma importância a participação dos pais. “É uma atuação em conjunto que precisa envolver o atendimento na clínica, a família e a escola. Esses três pilares são fundamentais para o sucesso dos atendimentos e, dentre eles, destaco a família, que precisa participar e acompanhar de perto todo o processo”, garante.
Um fator sobre o qual a psicopedagoga chama a atenção é com relação a possíveis casos de autismo, que entram também em sua gama de atendimentos, porém, segundo ela, é preciso estar atento, pois, apesar dos sintomas muitas vezes apontarem nessa direção, nem tudo é autismo.
“É claro que quem dá o diagnóstico de autismo é o neurologista, porém, muitas vezes, atuando, de certa forma, em conjunto com esses profissionais, fica constatado que, situações que, a princípio, era tratadas como autismo, na verdade consistiam em questões emocionais, eventuais bloqueios que, se trabalhados da forma devida, poderiam ser resolvidos”, detalha ela.
Atendimento de adultos
Se engana quem pensa que o profissional psicopedagogo atende apenas crianças. Elaine Caseiro explica que trabalha com pessoas de todas as idades, inclusive adultos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), que geralmente são pessoas muito agitadas, sem foco, sem paciência e sem senso de organização.
“Os adultos também podem ter bloqueios e barreiras que atrapalham suas vidas, seja na esfera pessoal, nos relacionamentos, no trabalho, e, neste sentido, o psicopedagogo pode oferecer um suporte adequado para a superação destas situações, promovendo mais qualidade de vida”, afirma.
Amor e dedicação
Ainda na entrevista, além de falar um pouco sobre as vertentes compreendidas pela sua profissão, Elaine Caseiro fez questão de falar sobre o amor e a dedicação que tem pela sua área de atuação.
“Quando se ama o que faz a gente se dedica muito e, no meu caso, posso dizer com todas as letras que a Psicopedagogia faz parte de mim. É muito gratificante poder ajudar as pessoas e vencerem seus obstáculos e se destacarem em suas vidas. Fico muito feliz por poder fazer a diferença”, revela.
Profundamente engajada na área, Elaine Caseiro conta que, inclusive, faz parte do Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil (SINDPSICOPP-BR), onde atua como membro do Conselho Fiscal.
Saiba mais
A clínica da psicopedagoga Elaine Caseiro fica na Rua Élzio Gonçalves Dias, 1.294, centro de Nova Andradina, porém, os atendimentos ocorrem 100% mediante agendamento, que pode ser feito pelo contato de celular / WhatsApp (67) 9 9978-2659.
Para saber mais sobre o trabalho e a atuação dela, as pessoas interessadas podem acompanhar o perfil @psicopedagoga_elainecaseiro no Instagram.
(Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.