Publicado em 13/12/2023 às 07:00, Atualizado em 13/12/2023 às 11:08

Nova Andradina se prepara para mudanças nos comandos de partidos políticos

Três partidos, entre as 12 legendas com diretoria constituída em Nova Andradina, têm mandato até 31 de dezembro deste ano

José Portela, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Arquivo

Três diretórios partidários em Nova Andradina estão prestes a passar por transições em seus comandos até o término deste mês. No entanto, a característica que diferencia essas trocas é o modo como são eleitos os dirigentes de cada agremiação.

Enquanto o Partido dos Trabalhadores (PT), atualmente liderado pelo ex-vereador Luiz Tadao, possui um órgão definitivo, em que os próprios filiados elegem seus representantes, os outros dois partidos, Republicanos e PDT, têm até o dia 31 de dezembro para renovar suas diretorias, por meio de indicação dos líderes regionais.

No caso do PT, a autonomia dos filiados na escolha de seus dirigentes confere um processo democrático, em que os próprios membros têm voz na definição dos líderes do partido.

Por outro lado, tanto o Republicanos, sob a presidência do professor Joari Martins, quanto o PDT, liderado pelo vice-prefeito Milton Sena, operam com órgãos provisórios. Nessas legendas, a direção regional é a responsável por definir os representantes e estabelecer a vigência do mandato, resultando em um processo mais centralizado de escolha de lideranças.

A iminência das mudanças nos comandos desses partidos políticos desperta expectativas sobre os rumos que cada agremiação poderá tomar no próximo ano. Enquanto o PT mantém sua estrutura democrática, os olhares se voltam para os possíveis desdobramentos nas direções do Republicanos e PDT, que dependem das determinações da direção regional para a escolha de seus dirigentes.

A renovação nos diretórios partidários é um momento crucial para o cenário político local, influenciando não apenas a condução interna das legendas, mas também o papel que cada uma desempenhará de olho nas eleições municipais do ano que vem.

O PT, por exemplo, segue articulando a pré-candidatura a prefeito do empresário Marcos Dan, enquanto o PDT, mais uma vez, ventila lançar Milton Sena. Já o Republicanos tem estruturado uma chapa própria de pré-candidatos a vereador.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO