Com a possível pulverização de candidaturas a prefeito, Nova Andradina caminha para ter recorde de candidatos disputando a cadeira de vereador nas eleições municipais desse ano.
A possibilidade se deve à PEC 33/2017, que proíbe a união de diferentes partidos para concorrer às eleições proporcionais.
Em 2016, quando a composição de chapas de candidatos filiados em diferentes legendas era permitida, 99 pessoas colocaram seus nomes à disposição.
Agora, com o fim da coligação de diferentes partidos, a estimativa é de que cerca de 240 candidatos lutem para ocupar as 13 cadeiras do Legislativo municipal.
A projeção foi feita por vereadores e dirigentes partidários ouvidos pelo Nova News, com base no quociente eleitoral das eleições de 2016.
De acordo com eles, cada partido deverá ter, em média, 20 candidatos a vereador. Entre as legendas já estruturadas estão, PT, PSDB, MDB, DEM, PL, PDT, PCdoB, Podemos, Avante, PSL, PSD, PSB
Sobre a PEC 33/2017
Com a nova regra, a votação expressiva de um candidato não vai mais ajudar a eleger candidatos do grupo de partidos que se uniam entre si para aumentar as chances de resultados positivos nas urnas.
Na prática, parlamentares de legendas diferentes, com votação reduzida, acabava sendo eleito devido ao desempenho dos candidatos bem votados.
“Cada partido vai concorrer isoladamente e terá que alcançar aquele coeficiente eleitoral para poder eleger pelo menos um candidato. Significa que nenhum partido, nas eleições proporcionais, vai poder se juntar a outros fazendo coligações. Nenhum partido vai conseguir mais ajudar o outro como acontecia com as coligações. Isso confundia um pouco o eleitor porque ele votava em um candidato dentro daquela coligação e ajudava a eleger candidatos de outros partidos”, explica Marcelo Gerard, coordenador de planejamento, estratégia e gestão do Tribunal Regional Eleitoral.
Entre em contato com o Nova News
Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber gratuitamente, via WhatsApp, as principais notícias do dia!!!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.