Publicado em 19/04/2025 às 17:57, Atualizado em 19/04/2025 às 20:59
Nos anos de 2020 e 2021, o município de Nova Andradina foi duramente castigado com as chuvas, que levaram um processo erosivo de grande proporção, causando danos ao meio ambiente e prejuízos financeiros às famílias afetadas e ao município.
Este processo erosivo ainda causa preocupação e muitos detalhes em relação ao ressarcimento às famílias e aos procedimentos adotados pelo governo municipal para mitigar os impactos ambientais, financeiros e sociais ainda estão sem resposta.
Diante da situação, o vereador Deildo Piscineiro (PSDB), encaminhou alguns questionamentos para verificar se houve ressarcimento ou indenização às famílias impactadas pela erosão, se foi pago aluguel por determinado período, se existem relatórios feitos, na referida época, pelos/as gestores/as das secretarias de finanças, infraestrutura e planejamento e quais os procedimentos imediatos adotados pelo município, no tocante aos impactos ambiental, financeiro e social.
“É sabido que as erosões acontecem devido ações antrópicas, que a presença do homem causa danos ambientais que levam décadas a serem reparadas pela própria natureza. No entanto, é notório que que poder público precisa tomar atitudes no sentido de promover a dignidade humana. Eis então, o motivo pelo qual solicitamos as pertinentes respostas aos questionamentos”, justifica Deildo, no requerimento 26/2025.