Publicado em 27/03/2025 às 08:20, Atualizado em 27/03/2025 às 12:22
Preocupada com a grande quantidade de entulho e materiais inservíveis acumulados nas construções, a vereadora Márcia Lobo (Podemos) reiterou uma proposta apresentada em 2021, que sugere a implantação de uma Usina de Reciclagem de Entulho e Resíduos da Construção Civil (URE).
A proposta será analisada pelo prefeito Dr. Leandro Fedossi e pelo Secretário Municipal de Serviços Públicos, Raphael Perpétuo.
Segundo a vereadora, a ideia é reaproveitar os resíduos da construção civil, atualmente descartados no Aterro de Inertes do município, para utilizar em obras públicas. A sugestão é que o projeto seja executado por meio de uma parceria público-privada (PPP) com empresas do setor.
“A usina terá um centro de recepção, área de triagem e processamento, transformando materiais como tijolos, blocos, argamassa, concreto e cerâmica em areia, pedras e bicas corridas. Esses materiais poderão ser vendidos a preços reduzidos ou utilizados em obras da própria administração”, explica Márcia Lobo. Ela destaca ainda que a usina pode gerar uma série de empregos diretos e indiretos, com atividades como triagem, pesagem, controle e processamento dos resíduos.